A Piazza del Campidoglio, chamada de Praça ou Monte Capitólio em português, é uma das sete colinas históricas sobre as quais Roma foi fundada.
Hoje ela é uma das “praças do poder” de Roma, porque ali está a sede do Comune de Roma (que seria algo equivalente às prefeituras brasileiras).
Na época do Império Romano, esta colina sempre esteve ligada ao poder público, e ao mesmo tempo às celebrações religiosas.
Leia Mais:
- Museus Capitolinos: o primeiro museu público do mundo
- Passeio no Fórum Romano e Palatino, com mapa detalhado
- Fontana di Trevi: a mais majestosa e famosa fonte de Roma
Ali existia alguns templos antigos, inclusive um dedicado a Zeus/Júpiter, cujas ruínas estão dentro dos Museus Capitolinos.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Na idade média a Praça era a sede de instituições públicas de administração da cidade.
A praça remodelada por Michelangelo
A partir de 1534 Michelangelo trabalhou para remodelar a praça, que nesta época, ficava virada para o Fórum Romano. Se você não sabe, da lateral esquerda da praça e da sua parte posterior é possível ter uma bela vista panorâmica dos fóruns imperiais e do Coliseu.
Uma das maiores mudanças que Michelangelo fez foi projetar a Cordonata, o nome rampa com degraus através da qual temos acesso à praça. Antes existia ali uma rampa de terra!
Michelangelo morreu antes que a praça fosse concluída. Com certeza viu pronta a Cordonata e o posicionamento da estátua de Marco Aurélio, que naquela época ficava na praça em frente à Basílica Papal de São João em Latrão.
Quando e por que a estátua de Marco Aurélio foi substituída pela réplica?
A estátua foi retirada da praça duas vezes, e a primeira resposta é simples: Roma foi bombardeada durante a segunda guerra mundial, e decidiram proteger a estátua.
Primeiro foi colocada uma edícula blindada que a cobria por completo, depois ela foi retirada da praça, em 01/06/1943.
Quando ela foi retirada da praça, também deram-se conta que a estátua (que foi esculpida provavelmente entre 177 e 192 d.C) estava bem desgastada a causa da poluição e da exposição atmosférica.
Depois da guerra ela voltou à praça e somente nos anos 80 foi retirada novamente para restauração, e depois foi colocada dentro do museu, onde se encontra até os dias atuais.
Vale a pena ver a tanto a réplica, que foi colocada ali em 1999, quanto a versão original.
Outras estátuas monumentais: os rios Tibre e Nilo
Assim como as Quatro Fontes do Quirinale, na Praça do Campidoglio também há duas estátuas gigantescas que representam os rios Tibre e Nilo.
As estátuas foram colocadas ali à época da conclusão da escadaria. Provavelmente foi Michelangelo que decidiu o seu posicionamento.
Ela também é a praça dos casamentos
Ali na praça, na porta à direita daquela dos Museus Capitolinos, encontra-se um dos cartórios civis para celebração de casamentos, a “sala rossa” (“sala vermelha”).
Dos cartórios civis, esse é o mais chique e o mais requisitado. Portanto, se passar pela praça, principalmente na parte da manhã, com certeza verá muitos casais de noivos prontos para o “sim”.
O que ver na Piazza del Campidoglio e arredores?
- Museus Capitolinos: os museus públicos mais antigos do mundo
- Conhecer o interior do Vittoriano: o túmulo do militar desconhecido e o memorial das bandeiras
- Apresentamos o MEI, o Museu Nacional da Imigração Italiana
- Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor
- A Boca da verdade: a máquina da verdade mais antiga do mundo
- Visitar o primeiro centro comercial do mundo: os Mercados de Trajano
Onde fica a Piazza do Campidoglio? Vejo no Google Maps
A praça fica em uma posição bem central, ao lado da Piazza Venezia, e dali fica bem perto para ir e vir do Coliseu, por exemplo.