Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Campo de’ Fiori: de Teatro a Tribunal. Hoje Feira Bem Colorida

O Campo de’ Fiori, localizado no coração de Roma, é uma das praças mais animadas e históricas da cidade.

Seu nome significa literalmente “Campo das Flores”, quando na Idade Média, a área era um prado florido.

Hoje, a praça é famosa por sua feira diárias que acontece todas as manhãs, e ao final da parte pela movida romana, já que no entorno da praça há vários bares e restaurantes, fazendo do lugar um point bem animado.

Mas a praça já existia desde a Roma antiga, quando ali existia um o Teatro de Pompeo.

Pompeo era um cônsul, e construiu esse teatro para comemorar as suas vitórias. Na época era proibido que a iniciativa privada construísse seus próprios teatros em concreto (permanentes), mas somente provisórios (em madeira).

Para poder burlar a ordem do império, ele decidiu fazer um templo dedicado à deusa Vênus Victrix, e a escadaria interna do templo era redonda e em forma de teatro grego.

Leia também:

campo-de-fiori-7

Ao longo do tempo, foi construído um prédio bem alto utilizando a velha estrutura do teatro, e ele encontra-se de costas para a estátua de Giordano Bruno, ao lado do Cinema Farnese.

Se vocês entrarem em alguns prédios do Campo de Fiori, dá para ver as ruínas do teatro no subsolo.

Na idade média: o campo das flores e o tribunal da inquisição

Muitos dizem que seu nome, Campo de Flores, se dá ao fato que, no séc. XV, antes que a praça fosse construída, ali existia um gramado cheio de flores muito coloridas.

Graças aos vários projetos de urbanização que duraram do séc. XV até o séc. XIX a praça ganhou o aspecto atual.

O lugar começou a ter uma certa importância quando a feira pública foi transferida da Piazza Aracoeli (Campidoglio) para a Praça Navona, em 1478.

campo-de-fiori-12

Considerando que a Praça Navona é bem pertinho do Campo de’ Fiori, o florescer do novo mercado aumentou o movimento de ambas as praças, e surgiram várias atividades comerciais, entre elas locandas e prostíbulos. Depois, a feira acabou sendo transferida da Praça Navona para cá.

Bem na esquina da praça com a Via del Gallo se encontra o prédio onde nasceu Lucrécia Borja, uma das filhas do Papa Alessandro Borja.

Mas o local também passou à história porque ali eram realizadas as penas capitais, com corpos queimados na fogueira.

Leia mais:

campo-de-fiori-9

Um dos executados mais ilustres foi o monge e cientista Giordano Bruno, cuja estátua se encontra no centro da praça. A estátua está localizada exatamente onde ficava o tribunal de execuções.

Giordano Bruno foi executado em 1600, mas a estátua só foi colocada ali em 1889.

Powered by GetYourGuide

Nos dias atuais: a feira mais colorida de Roma e happy hours que bombam

Mas o Campo de’ Fiori é conhecido sobretudo pela feira ao ar livre mais colorida de Roma. Todos os dias pela manhã (mais ou menos das 7 às 13:30h) você vai encontrar por ali inúmeras barraquinhas de frutas, verduras, legumes, queijos e, infelizmente, também algumas barraquinhas com produtos alimentares caça-turistas.

Geralmente barraquinhas com pacotes de macarrão coloridos e limoncello, além de outros licores de qualidade duvidosa. Evite-as.

campo-de-fiori

Após o entardecer a praça fica cheia e as cores e sabores da feira são substituídos pelo vai e vem de quem procura um happy hour ou uma diversão no fim do dia.

campo-de-fiori-4

Ruggeri: bem ali na praça uma das melhores mercearias de Roma

Mas se no meio da praça muitas barraquinhas de produtos típicos devem ser evitadas, há uma maravilhosa opção para comprar vinhos, licores, pão italiano fresco, pizzas, queijos e embutidos italianos e estrangeiros da melhor qualidade: o Alimentari Ruggeri. Alimentari em italiano significa mercearia ou bodega.

campo-de-fiori-8

Paquere a vitrine, não se acanhe e entre, nem que seja para paquerar os produtos mais de perto.

E se paquerar não for o suficiente, entre e compre pelo menos um bom presunto de Parma ou, quem sabe, um pedaço de pecorino di Pienza ou um pecorino romano (o pecorino é um queijo feito de leite de ovelha).

campo-de-fiori-10

Onde fica o Campo de Fiori?

O Campo de’ Fiori está na metade do caminho entre Pantheon, Piazza Navona e Gueto Judaico. E do “outro lado do rio” em relação ao Trastevere, que pode ser alcançado em menos de 10 minutos de caminhada.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Respostas de 3

  1. “Barraquinhas com produtos caça-turistas”. Bem, claro que vamos visitar o Campo de’ Fiore pelo melhor que pode oferecer, mas tem um item de zuação que queremos, aquele macarrão colorido do Davi kkkk

  2. Lu, acredita que estava doida querendo ir ao Campo de’ Fiori e não consegui dessa vez (e pensar que estava tão perto)?!? Precisarei voltar e certamente vou dar um pulo lá de manhã. Amei as fotos!!! Bacione, D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!