Páscoa em Roma é um dos principais e mais importantes feriados… daqueles no melhor estilo “ame ou odeie”.
A cidade fica bem cheia, nessa época começa a alta temporada, portanto férias nesse período devem ser organizadas com bastante cuidado para evitar erros.
Porque a gente sabe que, erros geram estresse. E estresse pode acabar com a tão sonhada viagem.
Leia também:
- O que você precisa fazer para passar sem medo na imigração italiana?
- O que fazer no Vaticano: dicas completas
- Escola na Roma Antiga: Fatos e Curiosidades
Sendo o coração do catolicismo e hospedando a maior igreja católica do mundo, é claro que durante a Semana Santa e a Páscoa em Roma há vários eventos religiosos, todos eles disputadíssimos. Principalmente aqueles que contam com a presença do Santíssimo Pontífice.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Então, vamos às dicas para que a sua páscoa em Roma seja perfeita:
Semana Santa e Páscoa em Roma: o feriado é diferente do Brasil
No Brasil o feriado de semana santa começa na sexta-feira e termina no domingo. Na Itália, as comemorações começam na sexta-feira, mas não é feriado.
O feriado é na segunda-feira, o Lunedi dell’Angelo (Segunda Feira do Anjo) também conhecido como Pasquetta. Isso porque aqui não se celebra a paixão de Cristo, mas o dia da sua ascensão.
Saiba mais sobre outros feriados e aberturas especiais em Roma:
- Os Museus Vaticanos fecham no domingo e “segunda de páscoa”: entenda o feriado
- Carnaval em Roma: como e onde comemorar (ou não)
- Roma no verão e o mito do “tudo fechado” em Agosto
- O que fazer no Reveillon em Roma
Via Crucis, celebrada pelo Papa na Sexta-Feira Santa em Roma
Sexta-feira é dia de várias missas recordando a paixão de Cristo e há procissões em muitos bairros. Se você estiver viajando por alguma cidadezinha do interior da Itália, espere por grandes procissões.
O programa de comemoração da Semana Santa e Páscoa em Roma tem como um dos momentos principais, a celebração da Via Crucis.
A celebração inicia às 21h e são percorridas as 14 estações da Via Crucis, que inicia no Coliseu e termina na área interna do Fórum Romano e do Palatino.
O público porém não tem acesso ao interior do Coliseu e nem do Fórum Romano, mas assiste a cerimônia da Praça do Coliseu ou da mureta panorâmica que fica em cima da estação do metrô. A cerimônia é de pé e geralmente participam pelo menos 20.000 pessoas.
O metrô e todas as ruas nas imediações do Coliseu ficam fechados ao tráfego. Então prepare-se para caminhar um pouco mais para chegar até a via Crucis. Para garantir um lugar (em pé), chegue pelo menos duas horas antes.
Como a via crucis é celebrada no Coliseu, na sexta-feira da paixão o monumento não abre.
Os Museus Vaticanos e a Capela Sistina fecham no domingo e na segunda-feira. Claro que reabrirão na terça-feira mais lotados do que nunca.
No sábado há uma vigília pascoal na Basílica de São Pedro, às 20:30. Para ter acesso é necessário solicitar os bilhetes com pelo menos 45 dias de antecedência. Veja aqui como pedir bilhetes para as missas no Vaticano.
No domingo há uma missa pascoal celebrada pelo papa, na Praça São Pedro, às 10h. Para ter acesso é necessário solicitar os bilhetes com pelo menos 45 dias de antecedência. Veja aqui como participar de missas na Basílica de São Pedro.
No domingo e na segunda-feira também haverá uma celebração rápida ao meio-dia. O Angelus com o Papa é celebrado da janelinha da Biblioteca Vaticana. Para essa cerimônia (que dura 15 minutos), não é preciso requisitar bilhetes, mas chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência para poder passar no controle de segurança e detectores de metais.
Saiba somente que, ela vai estar lotada. Então programe-se bem, e compre o fura-filas para o Coliseu e o fura-filas para os Museus Vaticanos.
Nessa época do ano o clima é muito agradável, os dias são mais compridos e dá para curtir bastante a cidade.
Mais dicas para a sua viagem a Roma:
- Os símbolos de Roma: SPQR, Loba Capitolina, Águia Imperial
- Como se locomover em Roma: metrô, ônibus, trem, uber
- Buraco da Fechadura: um dos segredos de Roma
- O Roma Pass vale a pena? Vamos fazer as contas!
Respostas de 16
Alguém saberia me dizer se essa situação do Coliseu estar fechado um dia antes e um dia depois da Via Crucis se repetiu em 2018?
Fecharam para os passeios noturnos. Os diurnos (se não me engano) foram mantidos.
Abs,
Luciana
Deve ser lindo passar a semana santa em Roma. Achei interessante saber que o feriado é diferente do Brasil. Fui há tantos anos e sempre tive vontade de voltar!
Nossa, deve ser emocionante passar a Páscoa em Roma, quanta gente, que energia! Não sabia que era diferente a data do Brasil… Adorei o post, mt bem detalhado. =)
Digamos que o sábado e o domingo coincidem.
Abs,
Luciana
Que legal a programação! Só a título de curiosidade, as flores que decoram a missa de Páscoa saem todos os anos aqui da Holanda. Eu cheguei até a escrever a respeito disso no meu blog também! 😀
E o ano passado estavam lindas
A via Crucis em Roma deve ser uma experiência profunda, nunca pensei em passar a páscoa em Roma, mas após ler seu texto estou aqui já pesquisando tudoo.
Visitar Roma na Páscoa deve ser maravilhoso. Deve ser um dos melhores lugares para aproveitar a Semana Santa.
Não sou católica, mas a experiência de ver a via Crucis em Roma deve ser de fato maravilhosa!
Adoro Roma!Já tive o privilégio de poder viver estes dias por lá!Inesquecível
Deve ser emocionante vivenciar esse feriado religioso em uma cidade como Roma e no Vaticano. Pelas fotos, apesar de ver que é bem cheio, dá para perceber o quão emocionante deve ser.
Óóótimas dicas para fugir do estresse! Deve ser uma confusão mesmo a páscoa em Roma. Eu fugiria, mas para quem é religioso ou só pode visitar nessa época, você deixou tudo pronto para a organização!
Nunca tinha pensando em passar a Páscoa em Roma, mais agora fiquei com vontade, a cidade fica com muitas pessoas nesse dias?
Interessante ver as diferenças de um lugar para o outro, mesmo tendo a mesma religião como base para a celebração. Obrigada pelas dicas.
Caramba, se tem um lugar em que a Semana Santa é coisa séria é em Roma, né? Obrigada pelas dicas para não cair em ciladas e se planejar bem 🙂