Consultando o site oficial dos Museus do Vaticano, a estupenda Galeria dos Mapas ou das Cartas Geográficas fica localizada no setor das “Gallerie Superiori” (Galerias Superiores).
As galerias superiores são na verdade enormes e largos corredores que estão mais ou menos na metade do percurso, antecedendo as Salas de Rafael e rumo à Capela Sistina.
A Galeria dos Mapas é um corredor de 120 metros e com 6 metros de largura.
Leia também:
- O que fazer no Vaticano: dicas completas
- Hotéis no Vaticano perto do metrô
- Museus do Vaticano [Guia Completo]: o que ver, quanto custa, onde fica
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Nele há quarenta mapas que representam todas as regiões da Itália, incluindo as ilhas maiores (Sardenha, Córsega e Sicília), e as ilhas menores (Tremiti, Elba, Egadi, mas também Corfu e Malta que na época eram domínios italianos).
Por fim, também existe a representação dos principais portos italianos da época: Veneza, Ancona, Gênova e Civitavecchia (Roma).
Os mapas afrescados foram pintados entre 1580 e 1585, por ordem do papa Gregório XIII. Esse é um papa muito importante para a história mundial. Afinal, é graças a ele que em 1582 foi “corrigido” o calendário juliano (em uso desde a época de Júlio César) e nasceu o calendário gregoriano, o que usamos hoje em dia em todos os países do mundo.
Para que fossem pintados os mapas e retratada a Itália da época, foi convidado um Ignazio Danti, um frande dominicano, que também era um grande matemático e cientista.
Era uma das primeiras (senão a primeira vez na história) que houve a preocupação de representar um mapa utilizando o azul para o mar, o verde para o campo, dando uma representação real da natureza!
Além da beleza, os mapas possuem uma importância prática: nos diz como era o mapa da Itália no século 16.
Além disso, no teto monumental, são pintados milagres e acontecimentos religiosos importantes correspondentes a cada uma das localidades representadas.
Pessoalmente, junto com a Capela Sistina e as Salas de Rafael, esse é um dos momentos que eu mais aguardo quando visito o local: ver aquele teto luminoso e monumental!
Comer, Beber e Compras nos arredores do Vaticano
- Pizza Bonci: a melhor pizza perto dos Museus do Vaticano (e agora também em Termini)
- Via Cola di Rienzo: ótima rua para compras e gastronomia coladinha no Vaticano
- Sorveterias imperdíveis no Vaticano e arredores
- Via Ottaviano: rua de compras baratas a caminho do Vaticano
- 200 gradi: sanduíches deliciosos e baratos no Vaticano