Eataly Roma possui 16.000 metros quadrados, e também pode ser chamada de “Disneylândia dos comilões”.
Tentem imaginar uma espécie de shopping center dedicado exclusivamente à gastronomia!
E a sua história também é interessante do ponto de vista arquitetônico e urbano: faz parte de um projeto de recuperação do bairro Ostiense: Eataly está no Air Terminal que foi construído para a Copa do Mundo de 1990.
Leia também:
- Sorveterias no Trastevere: Descobrir o Lado Gastronômico do Bairro
- Custo de Vida em Roma: Preços das Compras nos Supermercados
- Museu Ferroviário, Roma: Programa Grátis Para Toda a Família
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Depois que a Copa terminou, tentaram construir um shopping center, mas sendo uma área que não tinha uma grande atração por parte do público, logo foi abandonada, e durante anos foi um dos lugares mais feios de Roma, cheio de pichações e pessoas que dormiam por ali.
Eataly contribuiu para dar uma nova cara ao bairro, que recentemente também ganhou a sua “Golden Gate”: a ponte Ostiense, construção inaugurada em 2012, cuja estrutura foi inspirada na forma helicoidal do DNA.
Se você gosta de urbanismo, dê um pulinho até a ponte, que está a menos de 1 km da Eataly.
O que vocês vá encontrar por lá? De tudo! Aconselho a não ir com pressa. Também acho bem mais agradável na hora do almoço ou para um aperitivo com queijos/salames e vinhos.
Durante o jantar fica bem cheinho, principalmente durante o final de semana. Há vários restaurantes espalhados pelos quatro andares e com especialidades diferentes: peixes, massas, carne, pizza, frios, cervejaria, um cantinho para aperitivo e degustação de vinhos.
Leia mais:
- Museus do Vaticano [Guia Completo]: o que ver, quanto custa, onde fica
- Onde ficar em Roma: Melhores Bairros + Mapas
- As ruas das compras de luxo em Roma, com mapas
Muitas e muitas gôndolas dedicadas às cervejas (inclusive com muitas marcas artesanais italianas, como a 32 e a Baladin), e outras muitas e muitas gôndolas com todos os tipos de massas e garrafas de vinho de todas as regiões da Itália.
Uma outra característica do Eataly é que eles tentaram trazer para o local um pouco dos principais produtos italianos famosos: vocês encontrarão da pizza à piadina romagnola, da muçarela de búfala, aos chocolates do Piemonte e pistache de Bronte. Bronte fica na Sicília, que é a única região italiana com grandes cultivações de pistache.
Vocês encontrarão também uma área dedicada aos chocolates e sorvetes, um bar onde tomar café ou comer doces e tortas italianas de várias regiões da Itália. Aconselho o básico que jamais decepciona: coma um tiramisù ou tome um bom gelato.
Para mim existem também dois setores que sempre atraem a minha atenção: a livraria que tem cerca de 80% do seu acervo dedicado à livros de culinária e gastronomia, e também o setor de artigos para a cozinha.
Acho que vale muito a pena uma visita, principalmente para quem vai estar por Roma por poucos dias, mas quer ter a oportunidade de conhecer bastante dos produtos típicos de todas as regiões da Itália. No local há inúmeras coisinhas gostosas que podem ser compradas como presentinho para os amigos e parentes.
Endereço: Piazzale XII Ottobre 1492 – Tel.: 06/90279201 – Abre todos os dias da semana, das 10h até meia-noite.
Site: http://www.eataly.net/it_it/negozi/roma/
Como chegar: pegar o metrô linha B até a estação Pirâmide, usar a passagem subterrânea em direção à Estação Ostiense, e dali caminhar até o Air Terminal. São 5 minutinhos de percurso.
Para curtir mais o bairro Ostiense e arredores, leia também:
- Museu Centrale Montemartini: a antiguidade e o pós-moderno industrial
- Pirâmide, múmias, obeliscos ou… o Egito em Roma
- Rome War Cemetery: O Bucólico Cemitério de Guerra Britânico
- Passeio Poético no Cemitério Não-Católico