Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Via Ottaviano: rua de compras baratas perto do Vaticano

Se nos imediatos arredores do Vaticano temos uma rua para compras mais requintadas, a Via Cola di Rienzo, a Via Ottaviano é o lugar ideal para compras fast fashion e de baixo custo.

A rua é caminho obrigatório para quem desce do metrô e se dirige à Basílica de São Pedro. E também costuma ser a via de passagem de quase todos aqueles que vão em direção aos Museus Vaticanos.

Apesar do enorme vai e vem de transeuntes, a rua que sempre foi muito comercial, sem lojas prestigiosas. Por ali sempre existiu um comércio barato, com raríssimas exceções.

compras-no-vaticano-6
O caminho de ida: saindo do metrô, lá no fundo você vê as estátuas gigantes da Praça São Pedro.

Porém com a chegada de grandes marcas fast fashion italianas e estrangeiras, a rua continua sendo um dos endereços romanos para compras baratas, mas pouco a pouco as lojinhas que eram mais um estilo “Saara” ou “25 de Março” começam a ser substituídas por fast fashion mais comerciais.

Porém, não espere encontrar por lá uma Zara ou H&M. Por enquanto, ainda não!

compras-no-vaticano-4
O caminho de volta para quem vai pegar o metrô e retornar ao hotel ou continuar seu passeio.

Que tipos de lojas há na Via Ottaviano:

Apresento algumas das marcas mais interessantes:

FootLocker: loja especializada em tênis e calçados esportivos, como a FootLocker

Intimissimi: marca de roupas íntimas femininas e masculinas, que há alguns anos faz parte do grupo Victoria’s Secret

compras-no-vaticano-7

La Gardenia: uma das principais marcas de perfumaria italiana. Lá você encontra as marcas mais famosas de maquiagens e perfumes.

Kiko Make Up: a principal marca italiana de maquiagens e cosméticos baratos. A palheta de cores dos esmaltes é uma loucura!

Desigual: fast fashion espanhola que vende roupas femininas super coloridas. Faz um enorme sucesso na Itália

Class: fast fashion italiana, onde encontrar terninhos e vestidos a preços bem em conta

compras-no-vaticano-9

Catenella: uma marca de fast fashion italiana que até achei que tivesse sumido do mapa, mas voltou ao mercado. Algumas vezes você dá sorte e acha coisas bem legais, principalmente os acessórios. Há alguns verões comprei a “sandália da minha vida” em uma loja da Catenella.

Oysho: fast fashion especializada em moda praia, moda íntima e roupas de ginástica

Calzedonia e Golden Point: ambas especializadas em meias. Pode ser uma boa para quem procura meias de inverno, com fio mais grosso, e também as famosas “calzini antiscivolo” (meias antiderrapantes) que aqui o pessoal compra muito para as crianças.

compras-no-vaticano-10

Uma pausa para a gulodice

Nem só de compras o homem viverá, mas de uma boa comida também. Na Via Ottaviano também fica a ótima sorveteria Lemon Glass.

compras-no-vaticano-3

Na rua tem uma filial da Castroni, que é um dos maiores empórios de gastronomia de Roma. Atenção especial para os chocolates e bebidas, dos vinhos aos licores. Se você gosta de limoncello, por lá encontrará alguns de ótima qualidade.

++ Leia Mais | Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui

compras-no-vaticano-2

A Tiger também abriu uma loja lá perto

A Tiger, loja de papelaria e quinquilharias fofas com design dinamarquês, mas com produtos made in China, abriu uma loja em uma rua bem pertinho da Via Ottaviano: no Viale Giulio Cesare 96/98/100. Dá para comprar várias fofuras por um preço imbatível.

compras-no-vaticano-11

COMPRAS ACIMA DE 154,94 EUROS? VOCÊ PODE SOLICITAR A DEVOLUÇÃO DOS IMPOSTOS

Assim, quando você adquire um produto, ele já consta com o valor do VAT (Value-Added-Tax) incluído em seu preço final. Contudo, para os turistas que moram fora da União Europeia, é possível solicitar a isenção do pagamento do VAT! E é essa isenção que chamamos de Tax Free!

As lojas não são obrigadas a aderir a esse serviço de devolução do VAT. Assim, se você tem a intenção de requerer o Tax Free, deve primeiro se certificar de que a loja participa do programa.

Leia também: Tax Free em Roma: como pedir o reembolso

Algumas lojas têm um adesivo colado na porta, escrito TAX FREE ou VAT REFUND. Mesmo que a loja não tenha esse adesivo, pergunte sempre como fazer o Tax Free em Roma.

Ademais, você deve prestar atenção ao valor mínimo para poder requerer: na Itália é preciso gastar 154,94 Euros na mesma loja e no mesmo dia para solicitar o Tax Refund! Saiba que para pedir o reembolso dos impostos você deve estar com o seu passaporte ou pelo menos uma xerox do mesmo.

Outras dicas de compras em Roma

error: Content is protected !!