Apesar de Nápoles ser a cidade italiana mais famosa pela tradição dos presépios, em um país super católico como a Itália não faltarão presépios nas igrejas, nas escolas, nos shopping centers e, claro, na casa de muitos italianos.
Assim que vai se aproximando o Natal, inúmeras lojas vendem todos os tipos de apetrechos (além das figuras icônicas de natal: Jesus, Maria, José, os reis magos e a manjedoura) para decorar e até aumentar a cada ano o presépio de casa.
Em Roma temos até uma igreja que possui um presépio montado 365 dias por ano: a igreja de São Cosme e Damião, na via dei Fori Imperiali, ali quase no Coliseu.
Mas nenhuma cidade bate Roma no presépio mais inovador do país e quiçá do mundo todo: il presepe dei netturbini (dell’Ama), ou seja, o presépio dos garis da empresa de limpeza municipal, todo feito de pedras e escombros.
A beleza do presépio dos garis imediatamente capturou a minha atenção. O considero muito mais bonito e original do que os tradicionais presépios e, estava praticamente vazio! Poucas pessoas vão até lá.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
O presépio foi criado em 1972 por um gari chamado Giuseppe Ianni, que contou com a ajuda de outros garis.
Ele fica em uma “casinha baixa”, que por sua vez está dentro de um condomínio cheio de roupas estendidas nos varais.
Leia mais:
- 06 de janeiro: Epifania ou Festa da Befana
- Roma à noite: programas na primavera e no verão
- Palazzo Massimo alle Terme: imperdível museu de antiguidades romanas
Em 1978, o cardeal polonês Carol Wojtila foi eleito papa, com o nome de João Paulo II. E daquele ano até a sua morte, em 2005, nasceu um verdadeiro amor entre São João Paulo II (porque vocês sabem que o Papa foi santificado em 2014, não é?) e o presépio.
Nas paredes há vários quadros com fotos, mostrando que todos os anos, o Papa fazia questão de ir até o local e que conhecia de cor e salteado toda a disposição dos personagens do presépio.
Sendo feito de pedra, também nasceu uma tradição que chegam pedras de todos os lugares do mundo, trazidas por fiéis ou até mesmo mandada por instituições governamentais.
Não faltam pedras brasileiras, pedras de santuários como aquele de Santa Rita de Cássia e Medjugorje (Bósnia), uma pedra de uma missão espacial da Nasa à lua e até um pedaço de madeira de uma oliveira do jardim do Getsemani, em Jerusalém.
Ele possui mais de 2000 pedras e reproduz a arquitetura da Palestina à época de Jesus.
Mas o que chama a nossa atenção e conquista o nosso coração è ver que beleza está na simplicidade daquele presépio rústico e simples, o que nos faz acreditar na paz na terra aos homens de boa vontade.
Presepe dei Netturbini dell’Ama:
Via dei Cavalleggeri 5
A entrada é gratuita e ele fica aberto _pasmem!_ 365 dias por ano!
De 15 de dezembro a 30 de janeiro das 8 às 20h, todos os dias da semana
De 1 de fevereiro a 14 de dezembro, das 9 às 19h (dias úteis) e 8 às 11:30 (aos sábados, domingos e feriados)
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Osteria La Carbonara: para comer uma ótima carbonara em Roma
- Estação Termini, Roma: dicas práticas e de segurança
- Seguro Viagem Itália: qual o melhor e mais barato?
- As ruas das compras de luxo em Roma, com mapas
- Ver os achados de Pompeia e Herculano no Museu Arqueológico de Nápoles
Respostas de 8
Adorei conhecer o Presépio dos Garis! um trabalho maravilhoso e cheio de história! Muito obrigada por essa dica valisosa!
Olha, é muito gracioso mesmo!
Que história legal! Não fazia ideia sobre o presépio dos garis em Roma e o melhor é que dá para visitar em outras épocas do ano!
Vale a pena visitar. Além de gratuito, é muito lindinho.
Que coisa mais linda o presépio dos garis! Eu adoro viajar em época de natal e descobrir esses tesouros pelo caminho. Obrigada pela dica
Que original esse presépio dos garis! Nunca nem tinha imaginado que existisse algo assim em Roma, adorei a dica! Quem sabe um dia consigo visitar também?!
Amei conhecer o Presépio dos Garis pelo seu post. Tem até pedra da lua!!! Sensacional! O presépio fica aberto o ano inteiro e achei isso muito bom, porque mais do que um simples presépio é uma obra de arte.
Sim, é uma das coisas mais singelas de Roma.