Uma das principais atrações turísticas de Roma, podemos dizer que o Castelo Sant’Angelo é uma atração de atravessou os milênios de forma eclética:
De túmulo do Imperador Adriano, a fortaleza papal, prisão, aposentos renascentistas e arquiteturas elaboradas pelas mãos do Michelangelo e outros grandes artistas
O imperador Adriano mandou construir o monumento em 123 d.C. para que fosse o seu sepulcro e também o dos seus familiares e dos imperadores vindouros. Para um grande imperador, um grande túmulo!
Leia Mais:
- Hotéis no Vaticano perto do metrô
- Saiba como evitar multas na Itália
- Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma
A sepultura foi construída no que na época era uma periferia de Roma, o Ager Vaticanus, localizada do outro lado do Rio Tibre.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Infelizmente Adriano morreu antes de ver o túmulo pronto. Será o imperador seguinte, Antonio Pio, a concluir as obras e transportar então as cinzas do Adriano para lá.
Castelo Sant’Angelo: monumento que acompanha a história de Roma
O Castelo Sant’Angelo funcionou como sepulcro até 403 d.C., quando por vontade do imperador Onório, foi transformado em um castelo fortificado.
Várias riquíssimas famílias romanas tentaram ser proprietárias, para ali se protegerem dos eminentes perigos que poderiam ser invasões, mas também inundações ou epidemias de peste.
Papa Nicolò III, que pertencia à família Orsini, uma das proprietárias da fortaleza, mandou construir o Passetto di Borgo: a passagem coberta e protegida que liga o Castelo diretamente ao Vaticano.
Se você assistiu ao filme Anjos e Demônios, com certeza lembra quando os personagens protagonistas percorrem o corredor.
Em 1367, papa Urbano V se refugiu ali após o exílio de Avignon. A partir desse momento os papas usam o local como refúgio fortificado em caso de perigo. Inclusive por volta de 1395, os papas decidem transformar o Castelo no refúgio dos tesouros do Vaticano.
Em 1527, durante a invasão dos lanquenês, o Papa Clemente VII se refugiou por vários meses dentro do castelo.
A partir do século 19, o Castelo perdeu pouco a pouco a função de fortaleza, para virar uma prisão. Muitos opositores dos papas foram aprisionados ali, pelo menos até 1870, quando Roma foi proclamada capital do Reino da Itália.
Arte, beleza e afrescos do Castelo Sant’Angelo
Papa Júlio II, aquele que encomendou o Moisés a Michelangelo, e que mandou construir a Via Giulia em 1508 (com 1 km de extensão era a rua mais comprida de Roma naquela época), morou no Castelo Sant’Angelo por aproximadamente 1 ano, enquanto decidia as obras dos seus aposentos no Palácio Vaticano.
Resolveu colocá-las nas mãos de Rafael Sanzio e foi assim que nasceram as Salas de Rafael.
Justamente graças ao fato de ter sido uma residência papal há salas ricamente decoradas com afrescos e ouro.
Ademais, o Castelo hospeda um museu onde podem ser vistos desde esculturas de época romana, cerâmicas e porcelanas, a quadros e objetos militares da época em que o local ainda era uma fortaleza.
++ Leia Mais | Fontana di Trevi: a mais majestosa e famosa fonte de Roma
O momento mais esperado: a vista panorâmica 360 graus
Em vinte anos que moro em Roma acho que essa foi a terceira visita ao Castelo Sant’Angelo.
Sem negar em momento algum a importância histórica do monumento, a cada andar que eu subo, procuro logo por janelas, sacadas e pórticos… ou seja, um modo para observar a maravilhosa vista panorâmica de Roma em 360 graus.
Que eu saiba só existem 4 lugares em Roma onde é possível ter uma vista panorâmica de todos os lados da cidade: o Castelo Sant’Angelo, o terraço do Vittoriano e a Cúpula da Basílica de São Pedro.
Nesse domingo à tarde a luz de outono estava perfeita, com um lindo céu azul e uma brisa que temperava o clima: nem quente, nem frio. Estava tudo perfeito!
E que modo melhor de poder admirar a Cidade Eterna em toda a sua beleza?
Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo
Endereço: Lungotevere Castello 50
Horários: De terça a domingo, das 9 às 19:30h. A bilheteria fecha às 18:30h.
Site: http://castelsantangelo.beniculturali.it/
Preço: 10,50 euros
Você pode ler a história completa no site oficial do Castelo: https://www.castelsantangelo.com/castello.asp
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Villa D’Este em Tivoli: ótimo bate-volta a partir de Roma
- Termas de Caracalla, uma das mais suntuosas termas romanas
- Via Condotti: a rua das marcas de luxo em Roma
- O que fazer em Positano: Dicas úteis
Respostas de 4
Parabéns pelo blog, sucesso! Adorei o post, também estou fazendo um no meu blog sobre esse tema, se quiser dar uma olhadinha, sempre é bom trocar figurinhas, né? hahahaha
Um abraço!
Sucesso e boa sorte com seu blog, Gustavo.
Abs,
Luciana
Olá, gostariaa de saber quanto tempo devo reservar para visitar o castelo de Sant’Angelo
Cerca de 2 horas 🙂
Abs,
Luciana