Provar o verdadeiro gelato italiano é um dos pontos altos de uma viagem à Itália. Não importa a estação do ano: as sorveterias italianas ficam abertas quase 365 dias.
O produto é tão bom, que mesmo no inverno encontramos quem compre sorvete. Muitas das principais sorveterias das cidades, grandes ou pequenas, também fornecem o produto para bares e restaurantes, então, a demanda pelo produto não para.
Escolhi uma lista com ótimas sorveterias do centro histórico de Roma. Acho que ano após ano, essas gelaterie italianas, continuam trabalhando e mantendo a qualidade do produto no nível 4-5 estrelas.
Leia também:
- Sorveterias no Trastevere
- Sorveterias imperdíveis no Vaticano e arredores
- Gelateria Fassi: a sorveteria mais antiga da Itália
Todos os bairros de Roma, dos mais centrais aos mais periféricos, dos mais chiques aos mais populares têm as suas sorveterias.
A sorveteria é um estabelecimento comercial tão importante e corriqueiro quanto o supermercado, cabeleireiro e jornaleiro. E para os italianos, mais do que uma simples sobremesa, um sorvete pode ser quase uma refeição.
Não perca seu tempo precioso em filas
- Ingresso fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Ingresso fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
Dicas de hotéis em Roma
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d’Alba
Vamos o que interessa: uma lista de sorveterias imperdíveis em Roma
Siga sem medo as indicações a seguir, se você quiser ter uma ótima experiência gastronômica com os sorvetes de Roma.
Gelateria della Palma: mais de 150 sabores
Fazem mais de 150 sabores (porque possuem uma boa seleção de sorvetes feitos com leite de soja). No verão costumam fazer sorvete de champanhe.
Um paradoxo, mas o sorvete de champanhe foi a minha primeira decepção em anos e anos de sorvetes comprados por lá.
Existe uma boa oferta de semifreddo.
Endereço: Via della Maddalena 19/23 (bem pertinho do Pantheon) | Site
Gelateria Fassi: a mais antiga da Itália
A Gelateria Fassi é uma sorveteria com mais de 120 anos de história, serviu sorvete aos soldado americanos que ajudaram a liberar a Itália dos facistas e nazistas, está no bairro Esquilino, que fica colado na Estação Termini.
O ponto forte da sorveteria Fassi são as tortas e semifreddos de sorvete. Principalmente as de nozes, chocolate, pistache e avelã. Para as tortas e semiffredos eu dou nota 10 cum laude.
Endereço: Via Principe Eugenio 65, perto da Estação Termini | Site
Giolitti: a “sorveteria da Michele Obama”
A Giolitti também está bem perto do Pantheon. Ficou ainda mais famosa porque foi lá que levaram Michele Obama e as filhas para tomar sorvete, quando o Presidente Obama ainda estava no seu primeiro mandato.
Esse bar e sorveteria abriu em 1900! Em dias mais quentes fica uma fila enorme do lado de fora.
Endereço: Via degli Uffici del Vicario 40 | Site
Gelateria del Teatro: pequena seleção e bem artesanal
Sorveteria artesanal, a Gelateria del Teatro não faz uma quantidade enorme de sabores, mas todos são muito deliciosos. Trabalha praticamente com os sabores da temporada, ou seja, os sabores de fruta quase sempre só estão disponíveis na temporada da safra.
Um dos charmes da loja é ver os sorveteiros trabalhando os produtos (o laboratório tem uma grande parede de vidro que dá para a rua) e, além dos deliciosos sorvetes, também fazem chocolates e pequenos doces.
Endereço: Via dei Coronari 65/66 | Site
Ciampini: sorveteria e bar de um restaurante “exclusivo”
A Ciampini é a sorveteria mais inusual para mim. Na verdade eu sempre vou ao restaurante, mas eles também tem um bar e no verão oferecem sorvete. Fato está, que pedi um sorvete de sobremesa após o almoço: creme e morango.
Me arrependi de ter pedido o morango também, porque o creme era tão bom, mas tão bom, que fiquei com pena de ter pedido um outro sabor.
Quando terminei de tomar o sorvete, tive um forte ímpeto de pedir mais um sorvete de creme, mas, como ainda tínhamos mais algumas ambições gastronômicas, me segurei. Então, fica a dica: provem o sorvete de creme do Ciampini.
Endereço: Piazza Trinità dei Monti S/N | Site
Verde Pistacchio (Via Nazionale, Metrô Repubblica)
Além do sorvete ótimo, a lojinha também é um deleite para os olhos, onde os potes de sorvete ficam dentro de uma kombi vintage.
Endereço: Via Nazionale 239. Site: http://www.verdepistacchiolab.it/
Gelateria dei Gracchi (Prati/Vaticano e Piazza del Popolo)
A sorveteria dei Gracchi dispensa qualquer tipo de apresentação para os locais, porque todos sabem que é uma das melhores sorveterias ali pros lados do Vaticano (fica bem perto do Castel Sant’Angelo) e há alguns anos abriram uma segunda filial quase na Piazza del Popolo.
Aposta nos sabores mais tradicionais, com algumas variações de chocolate (chocolate amargo, chocolate com laranja, etc.) e muitos sorvetes de frutas. (Para alegria dos brasileiros expatriados, há alguns anos a manga também entrou nas graças das sorveterias locais!). Muito bom o sorvete de café e o de tiramisù.
Endereço: Via dei Gracchi 272 – Site: https://www.gelateriadeigracchi.it/
Frigidarium (Piazza Navona)
A boa regra italiana diz que esses “potes inchados” cheios de sorvete muitas vezes anunciam sorvetes de qualidade ruim, porque colocam muito adensante para o sorvete “inchar”, ao invés de concentrar-se na qualidade da matéria-prima.
Para quebrarmos os paradigmas e preconceitos, podemos dizer que… o gelato da Frigidarium é bom, muito bom, sim senhor. Aqui a aposta são os sabores mais clássicos, mas nem só de sabores inusitados vivem as sorveterias italianas. Vá sem medo!
Endereço: Via del Governo Vecchio 112 – Site: https://www.frigidarium-gelateria.com/
GROM (Piazza Navona, Campo de’ Fiori, Termini, Pantheon, etc.)
A GROM é uma das melhores sorveterias dessas mais populares, com várias filiais espalhadas pelo território italiano. Houve (e ainda há) um certo blá-blá-blá por parte dos “puristas”, questionando como/se uma rede enorme de sorveterias consegue fazer um produto verdadeiramente artesanal.
A verdade é que (para o meu modesto gosto) há sorvetes melhores, mas há sorvetes muitoooo piores. Daria uma nota 8.0. Eles também trabalham com o sabor do mês, conforme a melhor época de maturação das frutas, por exemplo e começaram a fazer picolés artesanais.
Endereço: Via dei Giubbonari 52 – Site: http://www.grom.it/
I dolci di Nonna Vincenza (Campo de’Fiori ou Piazza Montecitorio)
A patisserie siciliana trouxe os verdadeiros sabores da Sicília para Roma e, aqui, além de iguarias doces e salgadas típicas da ilha mediterrânea, também é possível deliciar-se com sorvetes. Fazem pouco sabores, mas ótimos. Os meu preferido: pistache!
Endereço: Piazza Montecitorio 116 – Site: https://www.dolcinonnavincenza.it/
Leia também:
- Via Ottaviano: rua de compras baratas perto do Vaticano
- O que fazer no Vaticano: dicas completas
- Guarda-volumes em Roma: onde guardar as suas malas com segurança
- Via Nazionale: a melhor rua de compras nos arredores de Termini
- O que fazer em Positano: Dicas úteis
- Onde ficar em Veneza: a romântica cidade dos canais
Respostas de 6
Não vejo a hora de tomar um gelato na Itália
Com certeza você vai adorar
Mel dels que delicia. Sou apaixonada por sorvetes e esse roteiro de sorveterias em Roma é perfeito. Quando for com certeza usarei suas dicas doces hahaha
Que delícia de post!!! Eu acho que a culinária local é super importante numa viagem, principalmente quando se trata de sorvete em Roma 😀
Os gelatos da Itália são mesmo famosíssimos! Não tive a oportunidade ainda de provar os verdadeiros, mas foi um deleite para os olhos essa lista de sorveterias em Roma.
Nos últimos anos abriram novas e ótimas sorveterias. Algumas com sabores mais tradicionais e outras com sabores mais inusitados.