À diferença de muitas cidades italianas famosas pelo turismo, como podem ser Milão, Roma ou Florença, não podemos considerar Positano um lugar para curtir um turismo cultural, parando em atrações turísticas que exigem tempo para serem visitadas.
Mais do que uma cidade com atrações para ser vista, Positano é uma cidade para ser vivida, curtida, porque é uma experiência diferente.
Não é por acaso que o território onde fica Positano se chame Costa Amalfitana. A cidade fica encravada em uma costa rochosa debruçada sob o mar.
Leia também:
- Documentos para entrar na Itália como turista
- O que fazer em Pompeia [Guia com Mapas]
- CDAM na Itália: Seguro saúde grátis do INSS para turistas
- Onde ficar em Sorrento: jóia do Mediterrâneo perto da Costa Amalfitana
Quando a gente a vê no mapa, ela parece bem pequena, mas a verdade é que ela é feita em zigue zague, e algumas praias ficam um pouco afastadas do “centrinho” da cidade.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Se é verdade que até dá para conhecê-la em um dia, saiba que suas pernas precisarão de bastante energia para muitas subidas e descidas, de ruas, ladeiras e escadarias.
Eu sempre aconselho dormir pelo menos uma noite em Positano, para curtir a deliciosa atmosfera local após o pôr do sol, com a costa toda iluminada.
O que fazer em Positano: atrações, praias, gastronomia
Visitar a Igreja de Santa Maria Assunta
Um dos principais tesouros para ver em Positano é a Igreja de Santa Maria Assunta, famosa sobretudo pela sua cúpula coberta por azulejos coloridos.
Construída no século 11, sua cúpula é colorida para servir de ponto de referência para os marinheiros que procuram a terra-firme. As cores, verde e amarelo evocam as cores do sol e da vegetação da costa, inclusive seus limões amarelos.
Ao interno da igreja encontra-se uma Nossa Senhora negra com Jesus Menino, uma imagem bizantina à qual é ligada o nome da cidade.
Segundo a lenda, marinheiros vindos do Oriente tinham roubado a imagem. O navio tinha sido empurrado pelas ondas até a costa, mas os marinheiros não conseguiam retornar ao mar. A esse ponto escutaram uma voz dizendo: Posa, Posa (ou seja, para pousar/lançar a âncora).
Considerando um sinal divino, doaram a estátua à população local e da ordem milagrosa de Pousar (Posa) a âncora, deu nome de Positano ao vilarejo.
Outra coisa interessante é que foram encontrados restos de uma vila romana embaixo da igreja de Santa Maria Assunta. Da pesquisa feita pelos arqueólogos, era uma vila destruída pela fumaça da erupção do Vesúvio. A mesma erupção que destruiu Pompeia.
Os restos dessa vila, inclusive afrescos, estão no Museu Arqueológico Romano Santa Maria Assunta.
Não perca seu precioso tempo em filas!
Ingresso fura-filas + tour com arqueólogo
Ruínas de Pompeia e Vulcão Vesúvio: excursão de 1 dia
Museu Arqueológico Romano Santa Maria Assunta
Caso você fique alguns dias na Costa Amalfitana e esteja em busca de o que fazer em Positano do ponto de vista cultural, uma boa dica é o museu arqueológico romano.
Ele foi inaugurado em 2018 para expor os restos de uma vila romana do 1 séc d.C.
Como sabemos na história do Império Romano, muitos personagens famosos, ricos e também os imperadores romanos tinham residências em lugares maravilhosos do litoral sul da Itália, como a própria Costa Amalfitana e Capri. Inclusive em Minori, outra cidadezinha da costa, existem ruínas de outra vila romana com um pequeno museu.
Portanto, hoje no museu além de caminhar pela vila e ver os resquícios romanos como afrescos e colunas, também é possível se aculturar através de uma exposição multimídia.
Site: https://marpositano.it
O centro histórico de Positano e as suas ruelas
Como já mencionado anteriormente, o que consideramos o centro histórico de Positano são as charmosas ruas principais do centro, como a Via dei Mulini, que num zigue-zague, nos conduzem do alto da costa até a praia.
Durante o percurso vemos várias lojinhas graciosas que vendem cerâmicas locais, sandálias e rasteirinhas artesanais, moda praia muito charmosa, jóias e bijoux.
Na cidadezinha também há algumas charmosas galerias de arte e espaços criativos.
Caminhar por essas ruas é como um pouco como captar a essência de Positano.
As praias de Positano
A praia principal de Positano é a Marina Grande, praia com água cristalina e que todos os anos recebe o selo bandiera blu (bandeira azul), que indica a ótima qualidade da água das praias italianas.
Da Marina Grande, olhando para cima, vemos toda a colina repleta das casas coloridas de Positano.
A poucos passos ficam vários estabelecimentos comerciais: sorveterias, bares e um dos meus restaurante preferidos em Positano: o Chez Black. Na minha primeira viagem a Positano, comi um dos melhores espaguetes com frutos do mar da minha vida!
Na Marina Grande é onde atracam os barcos que fazem excursões pela Costa Amalfitana, além das conexões via mar de Sorrento a Amalfi e Positano, e também os barcos que da Costa Amalfitana chegam até Capri.
Outra praia bem frequentada é a Fornillo. Menor do que a Marina Grande, mas bem equipada. Para chegar lá é necessário uma boa caminhada entre as rochas e a natureza. Mas a tranquilidade vale a pena!
Outras praias frequentadas também são Laurito e Arienzo.
Leia também:
- Dicas de Roma: como planejar a viagem
- Onde ficar em Sorrento: jóia do Mediterrâneo perto da Costa Amalfitana
- O que fazer em Aosta: um vale mágico entre Itália, França e Suíça
As Torres Saracenas
Positano não é o único lugar a possui torres saracenas, existem várias em toda a costa da Itália.
Na verdade eram torres de avistamento dos saracenos, quando esse povo invadia e saqueava várias cidades do mediterrâneo.
As torres serviam para avisar do perigo e da chegada dos piratas, de modo que a população pudesse fugir da costa e se refugiar no alto da colina ou se esconder nos bosques.
Da praia de Fornillo é possível avistar uma das torres saracenas de Positano.
Dicas práticas de Positano
Como chegar em Positano
Existem várias maneiras de se chegar a Positano, considerando os pontos de partida: Nápoles, Sorrento e Salerno.
Chegar em Positano de carro
Ao chegar em Nápoles, caso esteja de carro ou decida alugar um carro, Positano fica a cerca de 60 quilômetros.
Saiba que não é fácil estacionar e os estacionamentos são caros. Todas as vezes que eu fui a Positano, optei por ficar em hotéis que ofereçam estacionamento. Da última vez escolhi o Hotel Punta Regina, que inclusive tinha manobrista.
Chegar em Positano com trem + ônibus
Para quem vai se locomover de Nápoles a Positano com os meios de transporte, é necessário pegar um trem até Sorrento. E depois, ao chegar em Sorrento, existe um ônibus da empresa local SITA que para na frente da estação de Sorrento.
O ônibus para em várias cidades da Costa Amalfitana até chegar a Positano.
A viagem de Nápoles a Positano com os meios de transporte dura cerca de 2h, mas considere que as estradinhas da costa são estreitas. Portanto, no verão, finais de semana e feriados, a viagem pode ser mais demorada a causa de engarrafamentos
Chegar em Positano de barco
De 1 de Abril a 31 de Outubro é possível chegar até a Costa Amalfitana de barco. Nesse caso, as balsas partem de Salerno e de Sorrento e param em Amalfi e Positano.
Mais ou menos no mesmo período são ativadas as balsas e barcos rápidos que ligam Positano a Capri e vice-versa.
Porém o maior incremento desse itinerário, acontece mesmo no final da primavera e alto verão, a dizer, de maio a agosto.
Chegar em Positano com transfer
Um transfer privativo pode ser a melhor maneira de chegar à Costa Amalfitana. Considere que se você estiver viajando com um grupo familiar, o tempo que gastará trocando de meios de transporte, no final, das contas o preço e o cansaço não compensam a economia.
Hotéis em Positano
Grande parte dos hotéis tem uma vista linda para o mar da Costa Amalfitana. A maioria serve o café da manhã em terraços panorâmicos.
Para uma seleção de hotéis em Positano, clique nos links a seguir:
- Hotel Punta Regina (já me hospedei aqui 2 vezes, e além de ter gostado muito, tem estacionamento com manobreiro)
- Positano Art Hotel Pasitea
- Villa Dalu
- Casa Chiesa Nuova
- Casa La Spiaggia Positano
Comer em Positano
Como localidade de mar, obviamente que o menu dos restaurantes tem escolhas variadas entre camarões, polvos, lulas, vieiras, ameijoas, além de peixes que podem ser preparados no forno, grelhados ou em ótimos carpaccios.
Eu tenho alguns endereços preferidos em Positano. Não são exatamente baratos, mas eu acho uma ótima experiência:
Palazzo Murat – O Palazzo Murat é um hotel 4 estrelas que possui um restaurante em uma atmosfera mágica e acolhedora: um jardim com caramanchões e plantas ornamentais do mediterrâneo.
Ristorante La Cambusa – com vista para a praia de Marina Grande, o restaurante é especializado em peixes e frutos do mar. Adoro especialmente os carpaccios.
Chez Black – o restaurante é uma instituição local, com uma atmosferia de dolce vita de Positano. A parede é cheia de fotos de celebridades que passam pelo local, e os espaguetes com frutos do mar são deliciosos.
Covo dei Saraceni – é o bar e restaurante do homônimo hotel 5 estrelas, com uma varandinha deliciosa à beira-mar.
Outros lugares legais para curtir são o Caffè Positano, que fica em um terraço ao lado do porto turístico, e um lugar onde provar ótimos sorvetes artesanais e doces locais é La Zagara.
Aproveite também que, por estar pertinho de Nápoles, vocês comerão ótimas pizzas napolitanas por lá.
Mais dicas do Sul da Itália para a sua viagem
- Comida da Costa Amalfitana: as anchovas de Cetara
- As deliciosas muçarelas de búfala de Paestum
- Paestum, Itália: maravilhosos templos gregos no sul do país
- Passes para visitar Nápoles, Pompeia, Costa Amalfitana e arredores
- Ver os achados de Pompeia e Herculano no Museu Arqueológico de Nápoles
Dicas de Tour na Costa Amalfitana e arredores
Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios na Costa Amalfitana, Nápoles, passeios de barco de ida e volta para Capri, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:
- Pompeia, Herculano e Vesúvio: tour completo
- Saindo de Roma: tour de 1 dia inteiro para Costa Amalfitana e Pompeia
- Capri: tour de barco saindo de Sorrento
- Sorrento: tour de 5 horas de degustações gastronômicas
- Pompeia: tour para pequenos grupos. Ingresso + guia cultural incluídos
- Nápoles: tour de comida de rua com guia local
- Transfer privativo do aeroporto de Nápoles para hotel
- Passeio em Nápoles com guia local