O luxo em Roma tem um nome: Via dei Condotti, conhecida simplesmente como Via Condotti.
É nessa rua, de aproximadamente 300 metros de comprimento, que estão algumas das mais caras marcas italianas e internacionais: Dior, Prada, Giorgio Armani, Louis Vuitton, Hermés, Bulgari, Burberry somente para citar algumas.
A rua está sempre bem cheia, não só de clientes que realmente podem comprar artigos de luxo, mas também de milhares de turistas que observam os produtos nas vitrines, e também tem quem até tire fotos na porta da sua loja de marca preferida.
Leia também:
- Pizza Napolitana: a história da pizza que conquistou o mundo
- Carnaval de Veneza: celebração suntuosa e cheia de magia
- Pontos Turísticos de Roma para colocar no seu roteiro
A Via Condotti nasceu como rua comercial de luxo em 1905, quando a marca Bulgari decidiu abrir uma loja ali. A famosa joalheria estava em busca de uma rua bem central, por onde passassem e/ou morassem pessoas ricas. Bingo!
Pouco a pouco foram chegando novas marcas de luxo, até que em 1963, aproximadamente 40 comerciantes decidiram criar a associação comercial Via Condotti, para defender a preservação da rua, segurança, limpeza e também ter poder decisivo quanto a novas marcas de luxo que queiram se posicionar ali.
Não perca seu tempo precioso em filas
- Ingresso fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Ingresso fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
Dicas de hotéis em Roma
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d’Alba
Como a Via Condotti não é uma rua não muito comprida, nas ruas próximas também podem ser encontradas outras lojas de marcas de luxo, marcas bem conhecidas internacionalmente, e também marcas de semi-luxo italianas.
Uma das vitrines mais famosas é a da loja Louis Vuitton, que há alguns anos abriu uma outra loja beemmm maior numa praça ali bem pertinho, a Piazza San Lorenzo in Lucina.
Mas, mesmo assim, mantiveram a filial da Via Condotti, porque é por lá que passam turistas e locais ávidos por compras que denunciam um certo status quo.
Leia Mais:
- Piazza di Spagna: entre luxo, beleza e a arte de Bernini
- As ruas das compras de luxo em Roma, com mapa
Uma vez passei na Via Condotti e vi que uma loja estava aberta bem além do horário, e que na porta havia dois seguranças. Depois li nos jornais que a Jennifer Lopez estava em Roma, e queria torrar uma graninha fazendo compras.
Nas proximidades da Via Condotti também temos as “primas pobres” (contém muita ironia!) do luxo, ou seja, outras ruas que também têm lojas de luxo, mas não tem nem metade da visibilidade da Via Condotti: Via Borgognona (que nos últimos anos passou a abrigar bons lugares para comer, e inclusive foi a localidade escolhida pela loja Stella Mc Cartney), Via Frattina e Via del Babuino, só para citar algumas.
Nessa rua também se encontra o bar mais antigo de Roma: o Antico Caffè Greco, e nos arredores também encontram-se alguns dos melhores hotéis cinco estrelas de Roma: Hotel d’Inghilterra, Hassler e Hotel de Russie.
Sem falar do patrimônio artístico e cultural como a Escadaria da Piazza di Spagna (Scalinata di Spagna) com a igreja de Trinità dei Monti ao final da escadaria, a Academia da França e a Fonte da Barcaccia (1629), de Pietro Bernini, pai de Gian Lorenzo Bernini.
E se você também precisar de alimento para a alma, visite a belíssima Igreja da Santíssima Trindade dos Espanhóis (Chiesa della SS.MA Trinità degli Spagnoli). Fiquei de queixo caído com a cúpula.
Antigo Caffè Greco: um dos bares mais tradicionais de Roma
Na Via Condotti, localiza-se o bar mais antigo da cidade, atualmente em funcionamento: o Antico Caffè Greco foi inaugurado em 1760 e nunca fechou as portas.
O bar é uma meta obrigatória para muitos turistas. Desde aqueles que vão ao local somente para ver a sua decoração vintage, e tirar fotos, àqueles que querem tomar um cafezinho em um lugar cheio de história e tradição.
Inúmeros personagens famosos passaram pelo local como Goethe, Liszt, Wagner e até Buffalo Bill, em 1890. Em uma das paredes há uma enorme reprodução de uma foto de época em preto e branco, de quando ele esteve em Roma junto com alguns índios pele vermelha.
As paredes são decoradas por quadros antigos e temos a impressão de tomarmos café na sala de um pequeno museu. Certamente uma experiência interessante!
Como já contamos anteriormente, saiba entre há diferença de preços entre consumir no balcão ou sentar-se e ser servido pelos garçom. Um café da manhã no Caffè Greco não supera € 2,50, mas ser servido por garçons em elegante fraque custa em torno de € 13,00. Educados e gentis, sim, mas não achei o serviço lá essas maravilhas que justificasse o preço.
Apesar dos locais considerarem o Caffè Greco um programa muito turístico, não me incomodo e sempre que passo sem pressa pela Via Condotti tomo um café ou cappuccino por lá.
Afinal, o serviço no balcão tem mais ou menos a mesma política de preços dos outros bares nos arredores. As bebidas são servidas com um pequeno mimo: um bombonzinho, que na verdade é um grão de café tostado e coberto com chocolate.
Antico Caffè Greco
Endereço: Via Condotti 86 – Abre todos os dias – Site: http://www.anticocaffegreco.eu/
Como chegar: pegue a linha A do metrô e desça na estação Piazza di Spagna. A rua está logo à esquerda da saída do metrô.
Outras dicas de Roma:
- Via Cola di Rienzo: ótima rua para compras e gastronomia coladinha no Vaticano
- Explora: Museus das crianças em Roma
- Mapa da Itália para organizar a sua viagem
- Giardino degli Aranci: Jardim romântico com vista panorâmica