Reza a lenda popular, que uma das fontes mais famosas de Roma, no Gueto Judaico, foi esculpida graças a um desafio amoroso: falamos da Fontana delle Tartarughe.
Ela está localizada na Piazza Mattei, em frente ao Palazzo Mattei. Na verdade a riquíssima família Mattei possuía cinco palácios no Gueto Hebraico, e o quarteirão era chamado de “Isola Mattei” (Ilha dos Mattei).
Eles também eram grandes colecionadores de arte, tanto que parte do acervo artístico do Palazzo Altemps era de sua propriedade.
Leia também:
- Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio
- La Gallina Bianca: ótima pizzaria perto da Estação Termini
- Patrimônio da Humanidade: sítios Unesco em Roma e arredores
A Fontana delle Tartarughe foi construída entre 1580 e 1588 graças à colaboração entre o arquiteto Giacomo della Porta e o escultor Taddeo Landini. Só ganhou vida graças a um desafio amoroso.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Diziam as más línguas da época, que o duque Mattei gostava muito de jogos de azar, e que havia perdido uma enorme quantia de dinheiro.
Logo espalhou-se a notícia que ele estava à beira da falência. Com isso o pai da sua noiva resolveu romper o noivado, pois não queria que sua filha casasse com um nobre “pobretão”. Ah! O amor! [risos]
Para provar ao pai da sua amada, que não somente continuava muito rico, mas também era poderoso, o duque mandou construir rapidamente essa fonte para colocá-la na porta do seu palácio.
Leia mais:
- Passeio Guiado no Coliseu: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Passeio Guiado pelas Fontes de Roma: Contrate uma guia brasileira em Roma
O gesto era simbólico mas muito claro: os maiores construtores de fontes em Roma eram os papas e cardeais. Com isso ele quis mostrar que tinha não somente dinheiro, mas poder e influência.
O estratagema fez com que o sogro voltasse atrás, e ele pode se casar com a sua amada.
A fonte passou por algumas modificações e em 1658, Gian Lorenzo Bernini adicionou as quatro tartarugas nas mãos dos quatro jovens. As tartarugas não faziam parte da fonte original, que quando foi construída chamava-se Fontana Mattei.
Esse é um cantinho muito gostoso do Gueto, bem próximo à sinagoga, e quem passa por lá pela manhã pode observar a fonte e escutar o som da água, dando ao ambiente uma enorme tranquilidade.
Aproveite também para conhecer o pátio de um dos palácios que pertencia à família Mattei. O Palazzo Mattei di Giove fica na Via Caetani 32, e nasceu graças ao projeto de Carlo Maderno (1598-1611).
Hoje ele abriga uma instituição cultural, mas o portão está sempre aberto e podemos admirar a riqueza do seu pátio interno. Ao contemplá-lo, uma única certeza: o duque não era pobre, mesmo! O pai da noiva se precipitou!
Onde fica:
A Fontana delle Tartarughe fica na Piazza Mattei, que muitos acham que se chama Piazza delle Tartarughe, por causa da fonte. Dista poucos metros do Teatro di Marcello e também está nas proximidades do Campo dei Fiori. Veja o mapa a seguir:
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Mapa de Roma: Atrações Turísticas, Museus, Igrejas, Aeroportos e Muito Mais
- Galerias dos Mapas ou das Cartas Geográficas, Museus do Vaticano
- A monarquia romana e os 7 reis de Roma
- Hostel em Roma: Dica para economizar na estadia
- Roma, Itália: Tudo o que você precisa saber
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
- Fura-filas para a Galleria Borghese
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até a Estação Termini
- Transfer de ônibus do Aeroporto Ciampino até a Estação Termini
- Passeio de ônibus panorâmico em Roma