Roma está cheia de tesouros, alguns bem escondidos, que parecem segredos bem guardados.
Uma das atrações mais curiosas e interessantes é A Boca da Verdade (em italiano: La Bocca della Verità), que atrai visitantes que desejam “testar sua coragem e honestidade”.
A Boca da Verdade é uma máscara grotesca e está localizada no pórtico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, nas imediações do Teatro de Marcelo, do Circo Máximo e bem pertinho do Trastevere.
A Boca da Verdade fica na entrada da Igreja de Santa Maria in Cosmedin é uma igreja católica de rito grego, onde todas as 6as feiras, às 18h, tem uma missa celebrada em grego.
Leia Mais:
Na pracinha em frente à igreja também há uma área com templos antigos do séc II a.C. e que se chamava Fórum Boario, na época do Império Romano.
Não perca seu tempo precioso em filas
- Ingresso fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Ingresso fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
Dicas de hotéis em Roma
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d’Alba
História e Lenda da Boca da Verdade
Quanto à grotesca máscara de mármore, não se sabe ao certo a sua origem, mas muitos acreditam que a sua função era de tampa de esgoto decorativa!
Pela boca, olhos e nariz passava a água que deveria cair diretamente no esgoto. Era bem normal que as tampas de esgoto, que as placas de saída de água dos aquedutos e fontes tivessem decorações bizarras.
A partir da Idade Média criou-se uma lenda sobre a função dessa boca: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade ou não, era necessário que ela colocasse a mão dentro da bocarra.
Se ela estivesse mentindo, a boca devoraria a sua mão. Os homens levavam suas esposas e ao pedir que colocassem a mão na bocarra, desandavam a fazer perguntas. As preferidas eram sobre a (in)fidelidade conjugal.
A Boca da Verdade e o Cinema
A Boca da Verdade ficou famosíssima e ganhou apelo turístico graças ao filme A Princesa e o Plebeu (Roman Holidays), com a maravilhosa Audrey Hepburn e com Gregory Peck.
++ Leia Mais | Filmes e séries que se passam em Roma
Saibam que graças a esse filme, Audrey Hepburn apaixonou-se por Roma, onde residiu dos anos 60 aos anos 80.
A máscara grotesca parece uma das atrações mais amadas pelos turistas japoneses. Sempre que passo por lá pelo menos 75% das pessoas que estão na fila são orientais.
O guardião e o vendedor da loja até arriscam umas palavrinhas em japonês, e ouvem-se muitos “arigatôs”!
E você? Vai ter coragem de colocar a mão na bocarra?
Como chegar:
Para quem vem de Termini, a maneira mais fácil é pegar um meio de transporte que passe na Via Petroselli. Algumas linhas de ônibus que saem da Estação Termini: 170 e H
Quem visitar a, Piazza Venezia, Circo Máximo, Gueto Judaico, Aventino, Testaccio estará naturalmente perto do monumento. São 5-10 minutinhos a pé.
O metrô mais próximo é a linha B (a que passa no Coliseu), e a parada é Circo Massimo. Uns 10 minutinhos a pé, com uma subidinha ao sair do metrô.
Endereço: Via della Greca 4, Roma
Preço: 2 euros
Horário: das 9 às 17 no inverno, e das 9 às 18 nas demais estações do ano.
Dicas de o que fazer nos arredores da Boca da Verdade:
- O Buraco da Fechadura: um dos segredos mais bem guardados de Roma
- Passeio no Aventino: a maravilhosa vista panorâmica do Giardino degli Aranci
- Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor
- Descobrindo o Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público
- Trastevere, Roma: Bairro do charme e da boemia [Roteiro + Mapa]
- Após anos de restauração, conheça o novo Circo Máximo