A maioria das pessoas que visita a Itália e quer conhecer uma inteira cidade antiga, pensa imediatamente em ir até Pompeia, na província de Nápoles.
Mas em Roma existe a possibilidade de conhecer uma inteira cidade antiga relativamente bem preservada: Ostia Antiga, por muitos considerada a Pompeia romana. Mas com isso não quero dizer que não valha a pena ir até Pompeia. Muito pelo contrário!
Acho que uma visita a Ostia Antiga até ajuda a compreender bem a antiga parte arqueológica de Roma situada no Fórum Romano e os Mercados de Trajano, e vice-versa. São visitas complementares.
A lenda diz que Ostia Antiga foi fundada por Ancus Marcius, quarto rei de Roma, na segunda metade do século VII a. C.
Leia também:
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
- Pompeia, Italia: O que fazer em Pompeia (guia com mapas)
- Como fazer um Passeio em Roma, com guia em português
- Coliseu de Roma [Guia Completo]: ingressos, dicas úteis e gratuidades
Pavimentação antiga. Esse mesmo tipo de pedras (um tanto escorregadias) pode ser encontrado em Pompeia, na Via Apia Antiga e nas ruínas romanas de Petra (na Jordânia).
O primeiro núcleo urbano se estabeleceu na região no início do século IV a.C. O nome Ostia vem do latim Ostium que significa foz, e inicialmente era uma fortificação romana, com a função estratégica de defender Roma e o acesso ao Rio Tibre.
Na época dos romanos, Ostia ficava entre o mar (hoje em dia a costa dista 3 km) e o rio, por isso a posição da cidade era fundamental, estratégica e ótima para o comércio naval.
Mais uma foto das termas de Netuno, onde vemos o mosaico e um pouco das ruínas do prédio
Se vocês observarem os mapas expostos dentro da cidade arqueológica, perceberão que até 1557, o Tibre costeava Ostia Antiga. Essa enchente desviou e mudou totalmente o curso do rio, que tinha passado pela cidade por mais de 15 séculos!
Leia também:
A cidade de Ostia Antiga era circundada por muralhas e as principais portas de acesso eram a Porta Romana (onde hoje em dia fica o acesso à cidade), Porta Laurentina e Porta Marina.
A Porta Marina fica no fim do sítio arqueológico, onde já tem menos coisas para serem vistas e poucos turistas se aventuravam até lá. Vá com tempo para bater muita perna pelas ruínas.
Foi durante a época do imperador Adriano (117-138 D.C.) que a cidade de Ostia Antiga passou por uma transformação radical, se desenvolveu e ganhou um visual mais urbano. No segundo século d.C. a cidade atingiu o seu apogeu demográfico, com uma população de aproximadamente 50.000 pessoas.
O declínio lento, mas inexorável da cidade começou no final do terceiro século d.C., e durou até o nono século d.C., quando os últimos habitantes abandonaram o local.
Vários fatores colaboraram para o seu declínio, desde ataques de piratas saracenos até epidemias de malária.
Como chegar em Ostia Antiga?
Ostia Antiga dista aproximadamente 25 minutos do centro de Roma, e é bem fácil chegar lá com os meios de transporte. Pegue a linha B do metrô (a mesma linha que passa no Coliseu e no Circo Massimo) e desça na Estação Piramide.
Dentro da própria estação é necessário pegar o trem da Ferrovia Roma-Ostia Lido. Desça na estação Ostia Antica e caminhe 5 minutinhos até chegar na entrada do sítio arqueológico.
Endereço: Via dei Romagnoli 717
Preço e facilidades
O ingresso custa 10 euros e o mapinha de toda a antiga cidade, com os principais pontos de interesse para quem vai fazer uma visita mais rápida custa 2 euros. Aceitam cartão de crédito, mas o terminal não estava funcionando.
Aconselho levar dinheiro em cash. Senão a alternativa é ir até o centrinho de Ostia Antiga (um pequeno burgo medieval a 5 minutos de caminhada) e usar um caixa eletrônico.
Dentro do sítio arqueológico tem uma cafeteria com internet wi-fi, banheiros limpos e grátis.
Roma Pass: Você pode usar o seu Roma Pass para visitar Ostia Antiga.
Tempo do percurso
Mínimo 2 horas para quem não quiser ver tudo, mas somente algumas partes principais. Para quem quiser ver tudo mesmo, inclusive o museu de antiguidades romanas que existe dentro do sítio arqueológico, o percurso leva 4-5 horas. Fizemos tudo em quatro horas e meia, porque era o tempo que tínhamos disponível.
Paramos somente por uns 15-20 minutos para ir ao banheiro, comprar umas besteirinhas no bookshop e comer os sandubas que levamos de casa! Fecha às segundas-feiras, mas para saber os horários de abertura, consulte o site oficial dedicado a Ostia Antiga.
Dias e Horário
Fechado à segundas-feiras.
Aberto de terça a domingo das 8:30 com horário de encerramento que varia conforme a estação do ano (até as 16:30 no inverno e até as 19:15 no alto verão).
Para consultar as datas, visite o site oficial: https://www.ostiaantica.beniculturali.it/en/orari-ostia-antica.php
Grátis todos os primeiros domingos do mês.
Como se vestir
O passeio é todo ao ar livre. A pavimentação é de terra batida e em alguns pontos há pedras/paralelepípedos um pouco escorregadios (mas dá para evitá-los caminhando às margens da estrada). Aconselho um bom par de tênis e para quem for no verão, é bom bem aconselhável levar um repelente contra mosquitos.
Roma: dicas de viagem, história e cultura
- Quem tem boca vai a Roma: a origem do ditado popular
- Como ir de Roma a Paris e vice-versa: Avião, Carro, Trem, Ônibus
- Primeiro triunvirato: a aliança entre César, Pompeu e Crasso
- Piso cosmatesco: o tesouro no chão das igrejas romanas
- A imponente beleza do Palazzo Altemps
Respostas de 17
Bom dia! Assistindo a novela Jesus da tv Record, em um dos capítulos finais da novela, tive a curiosidade de pesquisa a cidade de Ostia antiga devido a uma parte da novela em que a irmã de Petrônios Cinturião chefe da Guarda romana dizia que retornaria a sua cidade natal. Achei muito legal lê este documentário, praticamente viajei sem sair do Brasil. Quem sabe um dia visito esse lugar maravilhoso.
Ostia Antiga é um lugar muito interessante mesmo! Teve uma grande importância comercial, porque ali ficava o mair importante porto de Roma.
Se um dia vier a conhecê-la, tenho certeza que você vai gostar.
Abs,
Luciana
Nunca ouvi falar desse lugar e parece bem legal. Bom ler artigos como esse que me fazem ver que precisarei de mais dias em Roma quando eu for.
Que local incrível! Nunca tinha ouvido falar e é um sítio tão cheio de história. Boas dicas caso um dia consiga visitar. Obrigada!
Espero que você consiga, Marlene!
Lindo. Parece incrível. Obrigado pela partilha e pelas fotos.
Que belo passeio! Adorei a dica. exatamente o tipo de passeio que me encanta – com muito conteúdo histórico! Não consigo nem me imaginar passando apenas duas horas aí… com certeza sou daquelas que ficaria horas apreciando com calma cada detalhe… Adorei o post!
Eu sou apaixonada por esse tipo de lugar: cheio de história e lindo! Pelas fotos dá vontade de se teletransportar pra Roma agora 🙂 Adorei a dica, tá no Bucket List!
Tenho certeza que você vai curtir muito.
Beijocas e obrigada por comentar,
Lu
Não sabia que tinha uma cidade romana tão preservada e linda perto de Roma. Na próxima visita, irei com certeza visitá-la. Ótimas dicas e lindas fotos!!
Muito obrigada, Douglas. Essa visita vale mesmo super a pena. Aproveite em uma próxima viagem a Roma.
Bjs,
Luciana
Gente, não sabia dessa Ostia! Na verdade eu conheço a outra que é praia, e nem desconfiava que tinha uma cidade super interessante assim ali do ladinho! Já ví que vou ter que voltar para Roma! =)
Pois é. Você visitou Ostia Moderna! A antiga vale super a pena e, claro, é mais uma “boa desculpa” para voltar a Roma. Beijosssss
Muito bom! Ao ler este artigo senti me a viajar até à época do império romano, do qual sou fascinado! Gostei da descrição, da informação e das fotos. Parabéns.
Nossa, Lu! Sempre quis ir à Pompéia e nunca tinha ouvido falar em Ostia Antiga! Já entrou na minha lista pra quando for à Roma! Obrigada por isso e parabéns pelo post! 🙂
Beijinhos
Você vai adorar, com certeza.
Por coincidência, semana que vem terei a chance de voltar lá.
Um abração e obrigada por comentar.
Luciana