Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Ano Novo: Como curtir o Reveillon em Roma

Saiba o que fazer no Reveillon em Roma, ou seja, a melhor maneira para curtir a virada do ano em uma das cidades mais antigas do mundo.

Com certeza, o Reveillon em Roma é bem diferente do que a gente está acostumado no Brasil. Primeiro porque estaremos em pleno inverno europeu.

Estando no inverno, temos uma série de costumes e tradições de Reveillon bem diferentes ao que estamos acostumados no Brasil, que vão da cor da roupa (quase todo mundo ao seu redor estará vestido de preto ou cores escuras), à escolha do cardápio (refeições quentes e a tradição de comer lentilhas para atrair prosperidade).

Mais dicas aqui:

As queimas de fogos de artifício costumam ser bem mais singelas por aqui, sobretudo para quem está acostumado com fogos de artifício na orla de Copacabana (como eu!). E geralmente quando dá meia-noite, cada um cumprimenta seus amigos ou o grupo próximo, mas não tem aquele espírito festeiro com desconhecidos.

Portanto, prepare-se para um Reveillon muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Vamos saber mais um pouco lendo a seguir…

Crédito: Shutterstock

Reveillon em Roma: o que tem para fazer?

Missa de Reveillon na Basílica de São Pedro

O Papa Francisco celebrará a última missa do ano às 17h, na Basílica de São Pedro. Para tal é necessário solicitar ingressos (para assistir sentado do lado do dentro), ou assistir no telão na Praça São Pedro.

Para que a Basílica seja preparada para essa missa, ela só fica aberta ao público até meio-dia.

Comprinhas no último dia do ano

Dia 31 não é feriado. O comércio fica aberto até às 18h.

Horário dos meios de transporte no Reveillon de Roma

Metrô aberto das 05:30 do dia 31/12 às 2:30 do dia 01/01. Depois o metrô para e só volta a reabrir às 8:00 do dia 01/01.

Bondes, ônibus e trens locais: no dia 31/12 o serviço se encerra por volta das 21h e serviço retornará às 8:00 do dia 01/01.

Conselho de amiga: a partir das 14h o centro de Roma começa a encher de turistas e pessoas apressadas fazendo suas últimas compras. Por volta desse horário, a polícia municipal começa a fechar várias ruas ao trânsito para se preparar para as comemorações noturnas. Então, mesmo que os ônibus circulem até as 21h, não vai ser tarefa fácil se deslocar de ônibus pelo centro da cidade, e o metrô estará lotado. Ano passado trabalhei no dia 31/12 e a um certo ponto achei que não conseguiria voltar pra casa! Tive que caminhar muito para conseguir chegar ao metrô, porque não havia mais ônibus passando pelo centro.

Festa de Reveillon em Roma: 24 horas de comemorações pela cidade

A Prefeitura de Roma organiza vários eventos espalhados pela cideade uma festa decentralizada, que dura 24 horas, ou seja, começa na noite do dia 31 e termina na noite do dia 01, em vários cantos diferentes da cidade.

A Prefeitura promete 24 horas de comemoração, com 1000 artistas vindos de 40 países e 5 continentes diferentes.

Grande comemoração de Reveillon em Roma no Circo Máximo

A festa começa às 21h no Circo Máximo (por experiência pessoal, é muito provável que a partir das 18h, se não antes, fechem as estações de metrô do Coliseu e do Circo Máximo). O show conta com abertura da Piccola Orchesta di Tor Pignatara.

O espetáculo com teatro, música, fogos de artifício à meia-noite, discoteca e rap, dura até as 3h da manhã.

No dia 01 o programa de espetáculos, música, teatro, cinema, culinária e muito mais, se espalhará por Roma.

Onde acontecerão os espetáculos no centro de Roma?

A área da Festa de Reveillon em Roma se concentrará sobretudo às margens do Rio Tibre. Ou seja, do lado de cá do Rio Tibre, na margem oposta ao Bairro Trastevere.

A melhor maneira de saber onde, quando e como chegar, é dar uma passadinha na página do evento, porque fizeram uma agenda de acordo com cada hora do dia. Assim você pode ter a descrição completa do programa.

Atrações Turísticas e Meios de Transporte

Está programando Natal e Reveillon em Roma? Saiba os horários das principais atrações turísticas e dos meios de transportes públicos na cidade.

Coliseu

  • Abre dia 24 de dezembro
  • Fecha dia 25 de dezembro
  • Abre dia 26 de dezembro (feriado de Santo Estevão)
  • Abre dia 31 de dezembro
  • Fecha dia 01 de Janeiro

Museus Vaticanos: sempre fechados!

  • Fecha dia 24 de dezembro
  • Fecha dia 25 de dezembro
  • Fecha dia 26 de dezembro (feriado de Santo Estevão)
  • Fecha dia 31 de dezembro
  • Fecha dia 01 de Janeiro

Basílica de São Pedro

  • Durante o período de Natal e Reveillon, ela permanecerá com algumas restrições
  • Para Missa do Galo (dia 24/12 à partir das 21:30) e para a Missa de Reveillon (a partir das 17h) não há mais bilhetes disponíveis desde o dia 30/11.
  • Dia 24/12 ela só abrirá na parte da manhã
  • Dia 25/12, às 12h haverá uma benção Urbi et Orbi, nas mesmas modalidades do Angelus, a ser celebrada na Praça São Pedro. Não é necessário requisitar bilhetes. Nesta data não será possível entrar na Basílica para visitas turísticas.
  • Dia 26/12 fechada na parte da manhã
  • Dia 31/12 fechada na parte da tarde

Pantheon

  • Abre dia 24 de dezembro
  • Fecha dia 25 de dezembro
  • Abre dia 26 de dezembro (feriado de Santo Estevão) até as 13h.
  • Abre dia 31 de dezembro
  • Fecha dia 01 de Janeiro

Galleria Borghese

  • Abre dia 24 de dezembro
  • Fecha dia 25 de dezembro
  • Abre dia 26 de dezembro (feriado de Santo Estevão)
  • Abre dia 31 de dezembro
  • Fecha dia 01 de Janeiro

Museus e Atrações em Geral

A grande maioria dos museus e atrações fechará no dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Igrejas

Abrirão, mas consulte sempre a pausa para almoço (muitas igrejas fecham das 13 às 15). Muitas igrejas oferecem concertos noturnos de música clássica durante as festividades. Uma delas é a All Saints Church, na Piazza di Spagna.

Comércio

Lojas e supermercados abrem dia 24 e dia 31 até as 18h. Em algumas raras exceções há grandes redes de supermercados (ex.: Carrefour) que abre no dia 25 e no dia 01 até as 13h. Tenho quase certeza que lojinhas de souvenir, de propriedade de comerciantes chineses, abrirão também no dia 25 e no dia 01.

Meios de Transporte

Natal:

Dia 24/12 – Metrô, ônibus, bondes e trens locais: o serviço se encerra às 21h.

Dia 25/12 – Serviço das 8:30 às 13h e das 16:30 às 21h.

Dia 26/12 – Horário normal

Reveillon:

Metrô aberto das 05:30 do dia 31/12 às 2:30 do dia 01/01. Depois o metrô para e só volta a reabrir às 8:00 do dia 01/01.

Bondes, ônibus e trens locais: no dia 31/12 o serviço se encerra por volta das 21h e serviço retornará às 8:00 do dia 01/01.

Ano Novo, Vida Nova! Se por aqui não pulamos ondinhas, nem comemos 12 uvas à meia-noite, isso não quer dizer que também não tenhamos nossos rituais para “trazer sorte” no ano novo.

++ Leia Mais | Como planejar uma viagem a Roma

Rituais do Reveillon em Roma e no resto da Itália

Apesar de não pularmos ondinhas e festejarmos bem diferente do Brasil, o Reveillon por aqui também tem seus rituais e tradições

Lentilhas para trazer muita prosperidade

O prato indiscutível para trazer prosperidade no ano novo é a lentilha. Ou melhor: as lentilhas, muitas lentilhas.

reveillon-na-italia-4

Os italianos dizem que, como as lentilhas (por serem pequenas) precisam ser muitas e abundantes para formar uma porção, então essa abundância também se multiplica quando comida no último dia do ano.

++ Leia Mais | Osteria La Carbonara: para comer uma ótima carbonara em Roma

Acreditando ou não nessa superstição popular, milhares de italianos comerão lentilhas com cotechino ou com zampone. Eles são respectivamente: um embutido feito com carne de porco, peles de várias partes do porco (as “cotiche”) e vários temperos; e a pata (zampa) do porco, da parte imediatamente abaixo do joelho até o pé do animal. O zampone mais famoso da Itália é o zampone de Modena.

reveillon-na-italia-3

Dependendo do orçamento, o cotechino pode ser comprado nos supermercados, ou pode ser feito de modo artesanal pelo açougueiro de confiança. E, acreditem, todo italiano tem um açougueiro de confiança! Geralmente aqueles feitos pelo açougueiro são de sabor mais delicado, e a carne é de qualidade muito superior. Não preciso dizer que o preço é superior, também!

Vermelho para ter sorte no amor

Para aqueles que não querem somente sorte no jogo, mas almejam sorte também no amor, o ritual tradicional da passagem do ano é vestir uma peça íntima vermelha.

A sorte pode ser para quem procura um novo amor, ou para quem quer manter as chamas da paixão com a sua metade da laranja.

reveillon-na-italia-2

Vejam bem: essa é a única exigência cromática do Réveillon italiano. Enquanto no Brasil, também a causa do clima, 99% da população estará vestida de branco, por aqui, uma das cores que reinam no look de fim de ano é o preto. Inverno, frio, chuva e muitos comerão seu pratinho de lentilha vestidos com uma cor escura, mas com uma roupinha de baixo vermelha.

++ Leia Mais | As ruas das compras de luxo em Roma, com mapas

Quanto mais nos aproximamos do dia 31 de dezembro, vemos as vitrines das lojas, camelôs, torra-torra dos chineses e até grandes hipermercados colocarem todo o seu estoque de calcinhas, sutiãs e cuecas vermelhas nas araras.

Não será por falta de ritual que não teremos um bom ano novo.

Feliz Ano Novo para você, supersticioso(a) ou não!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!