Saber como evitar multas na Itália é um ponto importante para as pessoas que viajam de carro pela Itália.
Muitos voltam para casa com a desagradável surpresa de, semanas ou meses após a viagem, serem notificados que foram multados.
Geralmente a notificação chega à locadora, e a mesma repassa a multa ao cliente. Por isso é importante saber como evitar infrações no trânsito.
Leia também:
- Dirigir, estacionar e a zona de tráfego limitado em Roma
- Chegar ou sair de Roma de carro: estradas e dicas
- Fiumicino: como ir do aeroporto de Roma ao centro
Um papo sério antes de você continuar a ler esse texto:
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Dirigir na Itália não é para motoristas descuidados, mas não existe nenhuma “máfia de multas” e nem “indústria de multas”, muito menos conluio entre locadoras e polícia municipal (a responsável pelas multas).
Os principais desafios para quem dirige e quer evitar multas na Itália são:
- Há muitas placas de proibição (divieto);
- Os centros históricos raramente dão acesso ao carro de quem não é residente;
- Muitas estradas que passam dentro de cidades pequenas têm uma mudança constante nos limites de velocidade. Portanto, fique atento às placas de limite de velocidade.
Dirigir na Itália: O que você precisa saber
Os centro históricos de quase todas as cidades italianas, sobretudo cidades bem pequeninas (tipo as da Toscana, por exemplo) são quase que completamente fechados ao trânsito de carros, exceto se você for residente no bairro ou cidade, ou se for estacionar no hotel.
Os centros históricos de quase todas as cidades grandes têm:
ZTL (Zona de Tráfego Limitado) ou seja, algumas ruas em determinados dias e horários não são abertas ao trânsito. Se você passar por elas será multado. E se passar várias vezes, vai levar várias multas!
Faixas preferenciais para táxis e ônibus. Se você circular por elas será multado. Já passei por uma dessas de madrugada, achando que não seria multada (afinal, naquela hora não tinha ninguém circulando pela preferencial). Resultado? Tomei multa!
Escassez crônica de estacionamentos pagos, o que dirá gratuitos! Os estacionamentos pagos são por hora. Sobretudo em cidades pequenas e muito turísticas, te dou um conselho: não pague por 2 horas se você sabe (ou acha) que vai ficar mais. Sua chance de ser multado é grande. Já aconteceu comigo, nos arredores do Vaticano.
Cheguei para pegar o carro 15 minutos após o horário em que o estacionamento terminava e já encontrei a multa.
Há vários aplicativos para pagar o estacionamento, e o valor é debitado no cartão de crédito. Aqui em casa sempre usamos o app MooneyGo.
Os limites de velocidade
- Nas ruas dentro da cidade: 50 km/h
- Estradas extraurbanas: 70 km/h
- Superestradas: 90 km/h
- Autoestrada: 130 (faixa à esquerda) – 110 (faixa intermediária) – 90 (faixa à direita)
A “pegadinha” das estradas extraurbanas. Muita atenção!
Para mim, as extraurbanas são as estradas mais sujeitas a multas. Por quê? Muitas delas cortam a Itália de norte a sul, passando por dentro e fora de cidades de muitos tamanhos e, em alguns trechos essas estradas são praticamente desertas.
A gente fica com aquela sensação de liberdade, sempre que nos aproximamos dei centri abitati (cidades habitadas) há constantes avisos para diminuirmos a velocidade.
Então são tipos de estradas que exigem uma constante atenção à velocidade.
Muitas têm placas indicando controle eletrônico da velocidade, popularmente conhecido como autovelox.
++ Leia Mais | Onde ficar em Roma: Melhores Bairros + Mapas
Conhecer as principais placas para evitar multas na Itália
Placas nas cores vermelha e azul indicam sempre alguma proibição de estacionar. São chamadas cartelli di divieto.
Ao avistar essas placas você já sabe que não vai poder parar o carro. Depois é importante ver a placa secundária, a qual explica quando-come-onde você não pode parar.
As mais populares são as placas a seguir:
Mais placas de proibição de estacionamento:
Meus conselhos para evitar multas na Itália
Antes de viajar, estude o seu itinerário. Hoje temos o Google e muitos outros aplicativos para planejar a sua viagem.
- Conheça e imprima as placas.
- Respeite os limites de velocidade.
- Saiba que cidadezinhas lindas, minúsculas e charmosas são aquelas com mais pegadinhas e proibições para estacionar. Algumas (como as cidades da Costa Amalfitana ou Assis) possuem estacionamento, mas, claro, não são super baratos.
- Em muitas dessas cidades você terá que deixar o carro fora dos muros medievais da cidade e continuar o seu passeio a pé.
Consulte o seu hotel para saber se você pode estacionar. Em algumas cidades é possível entrar no centro histórico somente para deixar as malas no hotel, e logo depois sair do centro histórico. Neste caso é importante comunicar a placa do carro, de modo que a recepção do hotel a comunique à polícia municipal e a número seja retirado da lista de multas.
++ Leia Mais | Onde fica o Vaticano e como chegar até lá?
Como pagar as multas na Itália?
Se você tiver a desagradável surpresa de encontrar uma multa no pára-brisa do carro, saiba que as multas podem ser pagas nas tabacarias e nas agências dos correios. Nas cidades grandes as agências centrais dos correios funcionam das 8 às 19h. Em bairros ou cidades pequenas as agências funcionam até as 14h.
As tabacarias geralmente funcionam das 7:30 às 13:30 e das 15:30 às 19:30. Nas estações centrais de trem as tabacarias costumam funcionar das 7:30 às 20h.
Se forem pagas em até cinco dias úteis da emissão, a multa tem 30% de desconto no pagamento! Parece piada, né?!
Se a multa chegar meses depois (mas antes de 360 dias), a melhor solução é você verificar se a prefeitura (comune) que emitiu a multa aceita pagamento online com cartão de crédito. Busque na internet a seguinte frase: pagamento contravvenzione online comune [nome da prefeitura que emitiu a multa]
Em Roma, por exemplo, o link para o pagamento de multas é: http://www.tributi.comune.roma.it/PagoWEB/application/PagoWEB
Não é necessário inscrever-se ao site.
Se você não tiver um cartão de crédito (O que eu duvido! Mas hoje em dia tem sempre um amigo, parente, etc. que tem), contrate os serviços de um despachante (it.: agenzia di disbrigo pratiche). Saiba que os consulados ou quaisquer repartições diplomáticas não efetuam pagamento de multas.
Caso a multa chegue na sua casa após 360 dias da data de emissão, ela não tem mais validade (conforme o artigo 201 do Código da Estrada) mas parece ser necessário recorrer na justiça.
Procurando na internet, achei inclusive informações em português sobre como fazer o recurso, além do modelo já pronto. Para tal leiam o texto: Multas de trânsito feitas na Itália.
Mais dicas de viagem na Itália:
- Hotéis no Vaticano perto do metrô
- Ver os achados de Pompeia e Herculano no Museu Arqueológico de Nápoles
- Museus do Vaticano [Guia Completo]: o que ver, quanto custa, onde fica
- Onde fica o Vaticano e como chegar até lá?
- AS Roma: Time de futebol do coração dos romanos
- O que fazer em Amalfi? Antiga República Marinara Italiana
Respostas de 10
Parabéns pelo post, detalhes é tudo na vida, até para dirigir por terras estrangeiras. Obrigado
Verdade! E tudo vira uma novidade.
Olá! A página que você indicou acima para consultas sobre “Multas de Trânsito feitas na Itália” não abre. Há outro caminho, por favor? Muito obrigada
Vc diz o link da prefeitura de Roma?
Pode conseguir acessar por aqui: https://www.comune.roma.it/PagoWEB/application/PagoWEB
Abs,
Luciana
Adorei o post super detalhado e as fotos – em geral eu não curto dirigir em viagem e em lugares pequenos como vilarejos italianos dá mais medo ainda pq é muito fácil descumprir alguma regra sem querer. Aí numa dessas sempre adiei esse tipo de viagem rs.
Ai, eu sou muito Caxias com esse negócio de limite de velocidade, tento ficar o mais alerta possível pra evitar essas “maleditas”. Indo pra Itália vou ficar mais atenta ainda hehe.
Além da velocidade, é muito importante conhecer as placas de proibição de estacionamento, sobretudo nos centros das cidades pequenas.
Muito útil! Pretendo viajar pela Itália de carro e estava sem noçao de como seria para evitar multas.
Nossa, esse é um dos posts mais importantes que eu já li sobre a Itália!!!! Conheço dezenas de pessoas que levaram multas na Itália com o carro alugado… maravilha de informações, obrigada!
Pois é. Muita gente tem problemas ao dirigir aqui e quando voltam ao Brasil recebem uma multa atrás da outra 🙁