Há muitos anos passo regularmente bem perto, quando não na porta mesmo, do Museu Nacional Romano Crypta Balbi.
Com tanta coisa para ver e conhecer em Roma, e com a facilidade de ir quando quero, fui sempre deixando para depois, para depois, para depois…
Até que há alguns anos, resolvi tirá-lo da minha lista de lugares para ver e coisas para conhecer.
Leia também:
- Passeio pelo Gianicolo: uma vista panorâmica espetacular de Roma
- Passeio Guiado no Coliseu: Contrate uma guia brasileira em Roma
Minha curiosidade aumentou desde que decidiram colocar um enorme painel na fachada do museu, com a frase La città svela i suoi segreti (trad.: A cidade revela os seus segredos).
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Digamos que a chamada é bem intrigante, não é? E além disso, desde que também me tornei guia de turismo em Roma, meu dever profissional e sede de conhecimento, fez com que eu deseje conhecer cada cantinho dessa cidade!
E foi com vontade de conhecer os segredos da minha cidade, que reservei algumas horas para visitar o Museu Crypta Balbi.
Aconselho reservar no mínimo 3 horas para visitar esse museu. A proposta dele é percorrer mais ou menos doze séculos de história romana.
Cada uma das quatro sedes do Museu Nacional Romano, mesmo tendo a proposta em comum de revelar a antiguidade ao público, possui uma característica diferente.
O Museu Crypta Balbi (Cripta de Balbo) nos conduz pela evolução dessa parte da cidade e nos mostra como o prédio em questão, além de todos os prédios ao redor, mudaram o seu uso durante esses 10-12 séculos.
Ali existia um dos mais imponentes pórticos romanos: o Pórtico Minucia. Outro de igual importância, e que hoje pode ser visto no Gueto Hebraico, é o Pórtico de Otávia.
Grandes transformações ocorreram tanto durante o auge do Império Romano, quanto após o seu declínio (sem esquecer de citar os saques de Roma por tribos bárbaras a partir mais ou menos do ano 450 d.C.) e durante a Idade Média, época em que muitos prédios pagãos foram destruídos, transformados em igrejas ou depredados, tendo suas partes mais preciosas (mármore, por exemplo) sido retiradas para construir vilas de famílias ricas e palácios de cardeais e papas, por exemplo.
Leia também:
- Basílica de São Pedro: visitar a maior igreja do mundo
- Pontos Turísticos de Roma para colocar no seu roteiro
- Onde ficar em Roma: Melhores Bairros + Mapas
Essa sede do museu romano é uma das poucas que permite percorrer a evolução da cidade de Roma, através da análise da transformação urbanística ocorrida nessa área de Roma que se chamava Campo Marzio (Campo de Marte), e o museu está no Largo Argentina (antiga área sacra onde Júlio Cesar foi esfaqueado e assassinado), Piazza Venezia, Gueto Hebraico e Trastevere.
No local existia um antigo teatro, um dos três teatros romanos existentes na Roma Antiga (o único que restou intacto até hoje é o Teatro de Marcelo), construído pelo aristocrata, político e militar Lucio Cornelio Balbo, em 13 a.C.
Desde então o conjunto de prédios que existia no local teve vários usos: teatro, pórtico, igreja com convento, armazém, lojas de artesãos, matadouro e até um lixão! Pasmem!
No museu existe todo um percurso explicando essas transformações não só do conjunto de prédios, mas de toda a área urbana ao redor, exibindo também todos os achados das escavações feitas até os anos 80 do século passado.
Também é possível visitar a área subterrânea do museu e ver como a cidade antiga era bem mais embaixo do que a cidade atual: nessa localidade a diferença era de aproximadamente 8 metros.
Pessoal, o acervo do museu é bem vasto. Sei que nem todos têm muito tempo em uma viagem para dedicar muitas horas a museus, mas se você tiver uma oportunidade, vai por mim, o Museu Crypta Balbi merece o seu tempo e a sua atenção.
Boa visita!
Museo Nazionale Romano Crypta Balbi
Site: http://archeoroma.beniculturali.it/en/museums/national-roman-museum-crypta-balbi
Endereço: Via delle Botteghe Oscure 31
Preço: O bilhete custa 7 euros, é válido 3 dias e dá direito a visitar todos os quatro museus nacionais romanos.
Dias e Horários: Fechado às segundas-feiras. De terça a domingo, das 9 às 19:45. A visita ao subterrâneo (para ver o subsolo de Roma) nos seguintes horários: 10.45, 11.45, 12.45, 14.45, 15.45, 16.45. De outubro a Fevereiro, excluído o horário das 16:45.
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Explora: Museus das crianças em Roma
- Mapa da Itália para organizar a sua viagem
- Giardino degli Aranci: Jardim romântico com vista panorâmica
- Passeio pelo Gianicolo: uma vista panorâmica espetacular de Roma