Certamente Roma não possui fromagerie chiques como aquelas parisienses, ou trendy como as londrinas. Mas, com certeza, nossos alimentari _nome das bodegas locais_ não ficam devendo em qualidade e variedade a nenhuma nação do mundo.
Além dos vinhos, existe outro produto que suscita uma guerra acirrada entre Itália e França: os queijos.
Os italianos dizem que fabricam mais tipos de queijos que os franceses, os quais, por sua vez dizem que é impossível bater os mais de 500 tipos de queijos produzidos da parte de lá dos Alpes.
Leia também:
- Praça Navona: a praça mais bonita de Roma
- Comer no Campo de’ Fiori: 2 Panificações imperdíveis
- Campo de’ Fiori: de Teatro a Tribunal. Hoje Feira Bem Colorida

Para aqueles, como eu, amantem declarados desse alimento… quanto mais, melhor, independente da proveniência: os de casa, os franceses, os portugueses, os holandeses ou gregos! Traçamos tudo!
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Então se você estiver ali para os lados dos Museus do Vaticano, aproveite e dê uma esticadinha até a bodega La Tradizione. Bem fácil de achar porque ao sair da estação do metrô Cipro, é só atravessar a rua e caminhar pouquíssimos metros.
A loja foi aberta nos anos 80, com o compromisso de oferecer qualidade e variedade. Vivemos numa terra muito “bairrista” com a própria comida.
Dou razão aos italianos, porque a gastronomia local é fantástica. Mas por que não comer um bom jamón ibérico, um queijo feta grego ou um gouda holandês?
Na La Tradizione a gente fica simplesmente boquiaberto porque tem de tudo. Muitas vezes passei por lá (era caminho obrigatório quando eu fazia curso de corte e costura), e mesmo que não comprasse nada, dava sempre uma paquerada na vitrine antes de me dirigir ao ponto de ônibus.
No local também há vinhos, verduras em conversa, ótimos peixes em conversa também (atum, anchovas, sardinhas), massas, azeites, ótimos molhos de tomate, geleias e pratos já cozinhados.

Ao entrar ali acontece uma explosão sensorial para o nosso olfato e a nossa visão, que aguçam imediatamente o nosso paladar.
Faça como os italianos: compre pequenas quantidades (geralmente o mínimo que as bodegas vendem é 100 gramas) e aproveite para provar uma grande variedade de ótimos produtos.
Ou quem sabe peça um panino (sanduíche) recheado com o que você quiser, inclusive misturando queijo de cabra e verdurinhas grelhadas, para aqueles que são vegetarianos.
O atendimento é nota 10, todos são super atenciosos com os clientes e sabem sugerir comidinhas para todas as ocasiões. O único ponto “fraco” são os preços que, com certeza, não são muito econômicos. Nada exageradamente caro, abordável com certeza.
La Tradizione
Site: http://www.latradizione.it/
Endereço: Via Cipro 8/E
Telefone: 06/39734757
Dias e Horários:
Segunda: 15:30 às 20:15
Terça a Sábado: 8 às 14h e das 16:30 às 20:15
Ah! E não esqueça que ali bem pertinho também está uma das melhores pizzas aos pedaços de Roma. Leia a seguir:
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Parque Aventura: um Programa Com Crianças
- Porchetta di Ariccia: delícia gastronômica dos Castelli Romani
- Panella: ótimo panifício + happy hour + brunch perto de Termini
- Estação Tiburtina: a segunda maior estação ferroviária de Roma
- Palazzo Chigi em Ariccia, o cenário do filme O Gatopardo