Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Estação Termini, Roma: Dicas Práticas e de Segurança

A Estação Termini de Roma é a maior estação de trens da Itália e quarta maior da Europa por número de passageiros. Por ali passam mais de 500.000 pessoas por dia.

Essa estação é de grande importância para os transportes locais, porque dali saem e chegam os transportes para os aeroportos de Roma: Aeroporto Fiumicino e Aeroporto Ciampino.

A Estação Termini também é a principal estação de embarque de trens de Roma para Florença, trens de Roma para Milão, trens de Roma para Veneza, Nápoles, Gênova, Cinque Terre e uma enorme quantidade de localidades de norte a sul do país.

Leia também:

Além disso, por ela também passam as linhas do metrô e uma infinidade de linhas de ônibus.

Como é altamente provável que durante durante uma viagem a Roma você passe pela Estação Termini, a seguir temos váris dicas práticas e de segurança.

estação termini roma

Onde fica a Estação Termini em Roma?

A Estação Termini fica no centro de Roma, entre os Bairros Esquilino e Castro Pretorio. Apesar de ficar no centro, ela fica um pouco afastada do que chamamos de “centro histórico de Roma” que é a área onde ficam as principais atrações turísticas da cidade.

Como chegar na Estação Termini de Roma?

Chegar em Termini vindo do aeroporto Fiumicino:

Para chegar na Estação Termini de Roma vindo do aeroporto Fiumicino, as opções são:

  • Pegar o trem Leonardo Express, que custa 14 euros e leva 32 minutos
  • Pegar linhas de ônibus que custam entre 6 e 7 euros e levam em média 50 minutos
  • Pegar um táxi com preço tabelado de 51 euros

Chegar em Termini vindo do aeroporto Ciampino:

Para chegar na Estação Termini de Roma vindo do aeroporto Ciampino, as opções são:

  • Pegar o trem Ciampino Link (de Roma Termini até a Estação de Ciampino) e dali um ônibus que em 5 minutos liga a estaço ao aeroporto. O Serviço Ciampino Link (trem + ônibus) é oferecido pela Trenitalia, custa 2,70 euros
  • Pegar linhas de ônibus que custam entre 6 e 7 euros e levam em média 40 minutos
  • Pegar um táxi com preço tabelado de 37 euros

Chegar em Termini vindo do Porto de Civitavecchia

O Porto de Civitavecchia é um dos principais portos de embarque e desembarque de cruzeiros no mediterrâneo

Ele dista cerca de 40 minutos de trem e há vários trens diários de alta velocidade (trem-bala) e trens paradores (Regionale Veloce e Regionale) que partem da Estação Termini e param na Estação Civitavecchia que dista cerca de 700 metros da entrada do Porto de Civitavecchia.

Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma

Como ir da Estação Termini aos principais pontos turísticos de Roma?

Os arredores da Estação Termini concentram a grande parte dos hotéis mais baratos de Roma. Portanto, se essa for a sua escolha, saiba que é bem fácil se deslocar dali para quase todo canto da cidade.

pegar metro em roma

Como ir da Estação Termini ao Vaticano

De Termini ao Vaticano o mais fácil é pegar o metrô (linha A) e descer nas Estações Ottaviano (para ir à Basílica de São Pedro e aos Museus do Vaticano) ou na Estação Cipro (para ir maos museus do Vaticano). O trajeto de metrô leva uma média de 15 minutos.

Quem preferir fazer o trajeto de ônibus, pode pegar as linhas 40 ou 64, que saem dos pontos de ônibus que ficam na Piazza del Cinquecento (um enorme largo que fica bem na frente da Estação) e dali até o Vaticano são mais ou menos 20 minutos de ônibus.

Como ir da Estação Termini ao Coliseu

Ir da Estação Termini ao Coliseu é muito fácil: é só pegar o metrô e são duas paradas. Caso você goste de caminhar, leva-se cerca de 20 minutos a pé.

Como ir da Estação Termini à Fontana di Trevi

A Estação do metrô Barberini é mais próxima à Fontana di Trevi (que no momento da redação de post está parcialmente fechada para obras, permitindo somente o desembarque e não o embarque de passageiros). A alternativa é pegar o ônibus 85 ou caminhar cerca de meia hora a pé.

Como ir da Estação Termini ao Trastevere

O meio mais fácil para chegar ao Trastevere saindo da Estação Termini é pegar o ônibus H.

As linhas de ônibus H, 64, 170 e 40 saem da Estação Termini e deixam relativamente perto de vários pontos turísticos, sobretudo as linhas 64 e 40, porque atravessam todo o centro de Roma para chegar ao Vaticano.

Leia Mais:

Falando sobre segurança em Roma: a Estação Termini é perigosa?

A seguir vários comentários feitos na nossa fanpage do Facebook, e também comentários de algumas comunidades de viajantes das quais fazemos parte. Ocultamos as fotos e nomes para preservar a privacidade.

Então, no que consiste a famosa “periculosidade” de Termini?

Em primeiro lugar, Termini está do lado do bairro mais “mal encarado” do Centro. O Esquilino não é perigoso, mas está longe de ser aquele bairro que os turistas sonham em conhecer na Europa.

Você não correrá nenhum risco físico, não precisa ter medo de ser roubado (com um ato de violência), mas sim furtado e, principalmente, de ser vítima de algum golpe aplicado em turistas. A Europa está cheia de golpes contra turistas.

Portanto, nossa série de conselhos ao circular pelo local:

1) Nunca dê papo para desconhecidos. N-U-N-C-A. Mesmo que seja aquele cara lindo, alto, simpático. Ou aquela menina legal que quer lhe ajudar a chegar ao seu hotel.

2) Muito cuidado ao aceitar ajuda de desconhecidos. Se a pessoa começar a insistir, se lhe molestar, seja grosseiro mesmo! Veja bem… quer quem ajudar, não insiste, de forma agressiva, né?

3) Se alguém fizer de conta que está perdido e precisa de informação. NÃO DÊ CONVERSA e se o fizer FIQUE DE OLHO NOS SEUS PERTENCES. E principalmente olhe para os lados e para trás.

Esse golpe geralmente é aplicado por duas pessoas: uma vai lhe distrair e outra vai lhe furtar. Se algo der errado, elas vão jurar que não se conhecem.

Ou a pessoa que pediu informação vai fazer de conta que está chocada por você ter sido roubado e até vai oferecer ajuda, etc.

3) PROBLEMAS NAS BILHETERES AUTOMÁTICAS: Algumas pessoas se oferecem para ajudar a comprar bilhetes nas máquinas. Muitas exigirão dinheiro ao final da “ajuda”. Geralmente exigem 2 euros. Seja firme e diga não. Existe policiamento na estação, se alguém lhe incomodar, dirija-se a um policial.

Se tiver dificuldade nas máquinas, utilize a bilheteria onde há funcionários da companhia de trens.

Existe um guichê servido por funcionário exclusivamente para quem vai pegar o trem Leonardo Express, o trem rápido que vai para o aeroporto. Esse guichê bem pequeno está na plataforma 24, a mesma onde fica o embarque desse trem.

Ademais, os bilhetes dos trens para o aeroporto, ou trens que circulam dentro da região (por ex.: se você for a Castel Gandolfo) podem ser comprados nas tabacarias e bancas de jornais.

4) MUITO CUIDADO COM MALAS E OBJETOS PESSOAIS: Se precisar abrir sua bolsa e não se sentir seguro, caso se sinta observado, minha dica é: entre em alguma loja. Claro, fique sempre atento, mas dentro das lojas existe maior controle.

5) TENTE NÃO DAR PINTA DE TURISTA: Tenha já seus mapas imprimidos, sempre que possível saiba a direção do seu hotel. Sempre que precisar de ajuda, se possível, entre em alguma atividade comercial.

Tenha cuidado com pessoas muito solícitas. Muitas vezes o golpista está justamente observando pessoas “atrapalhadas”, mulheres sozinhas que estão puxando malas pesadas e que provavelmente aceitarão ajuda. Ou casais com malas e carrinhos de bebê.

A intenção dessas pessoas não é cometer uma violência contra você, mas aproveitar uma chance para furtar seus pertences, ou trocar sua mala (por exemplo, se você estiver com uma mala preta e sem algum tipo de identificação) rapidamente sem que você perceba.

Leia também:

O que fazer na Estação Termini: serviços úteis, compras e gastronomia

Dentro da estação há uma série de opções do que fazer, tanto no quesito utilidade, quanto no quesito “passatempo”.

Serviços úteis na Estação Termini

  • Compra e venda de passagens de trem (nas bilheterias automáticas, nas bilheterias com atendimento personalizado e, dependendo do tipo de bilhete, nas bancas de jornais e tabacarias)
  • Compra e venda de bilhetes dos ônibus, trens e metrô
  • Agência dos correios
  • Guarda-volumes: todos os dias das 7 às 21h. O depósito fica dentro da estação, na lateral que dá para a Via Giolitti, um pouco antes de chegar ao Mercato Centrale.
  • Venda do Roma Pass
  • Locação de automóveis
  • Lojas que vendem chips para celulares
  • Caixas eletrônicos
  • Banheiros (pagos), inclusive com possibilidade de tomar banho

Compras: O Shopping Center da Estação Termini

Dentro da Estação funciona um shopping center com várias marcas como Victoria Secrets, Mas Cosmetics, Kiko Cosmetics, Lush, Svarowski, Nike, só para citar algumas. As lojas ficam espalhadas entre o térreo e o subsolo.

O shopping abre todos os dias das 8h às 22h e o site é http://www.romatermini.com/en/

Pegar trem na Estação Termini para outras cidades da Itália: os portões de embarque

Se você embarcar na Estação Termini em direção a qualquer cidade da Itália, saiba que é sempre necessário ter seu bilhete de trem em mãos para ter acesso à plataforma.

Há anos algumas das grandes estações de trem italianas começaram um processo para proibir o acesso as plataformas para todos aqueles que não tem um bilhete de embarque.

O objetivo é coibir furtos e evitar que pessoas sem bilhetes embarquem nos trens.

Para ter acesso à plataforma é necessário passar por um “gate” ou portão de embarque como fazemos nos aeroportos.

Obviamente não existe detector de metais e nem um controle rigoroso do passageiro, mas é importante ter em mãos o bilhete de embarque imprimido ou mostrar o bilhete na tela do seu dispositivo móvel, como celular ou tablet.

Depois de Florença, o Mercato Centrale desembarcou em Roma e faz o maior sucesso.

A ótima notícia _além da gastronomia_ é que a inauguração marca mais um passo na modernização e requalificação da Estação Termini. Uma ótima opção para comer bem em Roma em um lugar moderno e com preços mais do que abordáveis.

Meses antes da inauguração, víamos em Roma muitos outdoors espalhados pela cidade, com frases atraentes e sintéticas, um pouco enigmáticas, anunciando a chegada do Mercato Centrale. Seu moto: a bondade é elementar.

Leia Mais:

A escolha do lugar é simplesmente ótima para quem busca um lugar com qualidade para comer bem em Roma.

Tanto do ponto de vista comercial, porque pela Estação Termini passam cerca de 400.000 pessoas por dia, mas também no que diz respeito à requalificação do bairro e da própria estação.

comer-bem-em-roma-4

Saber que agora a estação também tem um espaço gourmet fantástico foi motivo de alegria, como cidadã e como comilona. Touché!

mercato-centrale-roma

Mercato Centrale, comer bem em Roma com opções excelentes e variadas

O Mercato Centrale é um mercado gourmet, que foi inaugurado em Florença em 2014 e dois anos depois foi “exportado” para Roma.

O conceito é a boa gastronomia, unindo o frescor dos produtos e a excelência alimentar ao conceito da simplicidade. Cada “artesão” convidado para ter um espaço no mercado é um amante da gastronomia e um profundo conhecedor do seu produto.

Posso dizer que além de comer bem, também é possível comer barato em Roma.

comer-bem-em-roma-7

Não há espaço para amadores ou modinhas gourmet que duram uma única temporada. Muitos dos nomes presentes no local já são realidades gastronômicas testadas, provadas e aprovadas pelo público.

Parte do espaço hoje ocupado pelo mercado foi, outrora, o clube recreativo para os funcionários da rede ferroviária, o dopo lavoro ferroviario.

comer-bem-em-roma-9

Imponente no centro dos 2000 metros quadrados, podemos ver a belíssima Cappa Mazzoniana, construída em mármore português nas cores branca, cinza e rosa.

Mas o que é essa Cappa Mazzoniana?

Quando o ambiente foi projetado nos anos 30 pelo arquiteto e engenheiro Angiolo Mazzoni, ali existia um enorme restaurante para preparar as refeições servidas nos restaurantes e bares dos trens.

Foi construído um enorme exaustor de vapor _em italiano cappa_ que chamava muito a atenção pela sua beleza, mas, sobretudo, pelo seu tamanho. Por isso esse espaço dentro da estação foi apelidado de Cappa Mazzoniana. O Mazzoniana, claro, em homenagem ao seu construtor.

comer-bem-em-roma-cappa-mazzoniana-termini

Hoje em dia a cappa não é mais usada para a exaustão dos vapores, mas como mero objeto decorativo.

Os quiosques oferecem as seguintes opções gastronômicas:

Carne e salames, Massa fresca, Frituras (algo que poderia ser o correspondente italiano dos nossos salgadinhos fritos), Hambúrguer de Chianina (raça de gado típica da toscana), Pizza, Trapizzino, Trufas, Peixaria com Pratos de Peixe feitos na hora e sushi, Queijo, Alcachofras e Cogumelos, Vegetariano e Vegano, Especialidades Sicilianas, Sorvete, Pães/Pizzas al taglio e Doces, Chocolate e Flores, Vinhos, e embaixo da Cappa Mazzoniana existe uma cafeteria e cervejaria.

Para quem deseja uma refeição mais silenciosa e reservada, existe um restaurante no segundo andar, com uma vista bem legal para o “fervo” do mercado.

Também é possível comprar produtos como azeites, molhos e bons alimentos nao perecíveis, daqueles que a gente coloca na mala para levar para casa.

comer-bem-em-roma-2

Além das delícias italianas com um precinho bem camarada _a menos que você não queira provar os pratos a base de trufas_ o grande “plus” do mercado é ver tudo sendo preparado na hora, ali na sua frente.

Um trabalho orquestrado por mãos que transformam ingredientes em alimentos. Ver o pizzaiolo abrir a massa com as pontas dos dedos (e não com um rolo de abrir massa), espalhar o molho de tomate, colocar os queijos, levar ao forno, e depois de tirar a pizza do forno, eventualmente ainda acrescentar ingredientes que devem ser consumidos crus ou cozidos pelo calor da pizza.

comer-bem-em-roma-3

Outro espetáculo também é observar a preparação das massas, ou ainda observar os chefs prepararem as postas de peixe, escolherem os temperinhos, colocarem no forno e daqui a pouco, voilà, um prato delicioso está pronto.

Leia Mais:

O que eu já conhecia (antes de abrirem no Mercato), gosto e aconselho:

Como já falei acima, alguns quiosques são de propriedade de chefs ou comerciantes (como é o caso da peixaria com quiosque onde preparam pratos e sushis fresquinhos) já bem conhecidos aqui em Roma.

comer-bem-em-roma-10
Na ordem: Pastella, Pizza Bonci e Trapizzino

Uma friturinha ou um supplì no quiosque Pastella. A pastella em italiano é uma tempura mais densa, então, essa loja é especializada em verduras fritas na tempura (eu adoro!), supplìs gourmet (inclusive vegetarianos) e mini pizzas fritas.

Ah! Para os gulosos, aconselho comer a pizza frita com Nutella. Até eu que nem gosto muito de Nutella, achei a combinação maravilhosa. Eles também possuem ótimos vinhos orgânicos. Eu adoro e já fui muito à lojinha do bairro Montesacro.

Leia mais:

comer-bem-em-roma-11

O Trapizzino, outro deliciosa invenção romana, cuja primeira filial abriu em Testaccio, mas hoje pode ser encontrada em váris lugares de Roma. O que é um Trapizzino? Um disco de pizza recheado com molhos da tradição gastronômica romana.

++ Leia Mais |

Os queijos do Beppe e i suoi formaggi. Eles produzem os queijos no Piemonte e há alguns anos possuem uma loja no Gueto Judaico. Você pode comprar queijos para levar ou consumir na hora. Deliciosos!

As pizzas al taglio do Gabriele Bonci. Ele foi apelidado de Michelangelo das pizzas. Possui uma loja perto dos Museus do Vaticano e outra nos arredores da Praça Navona. Eu prefiro a que está perto do Vaticano, porque tem mais variedade!

++ Leia Mais | Trapizzino: Deliciosa invenção gastronômica romana

O que provei de inédito?

A pizza napoletana. Ela é um pouquinho menor do que as pizzas que a gente come nas pizzarias, mas estava deliciosa. O molho de tomate tinha um sabor delicioso e ainda temperaram com um fio de azeite extravirgem depois que a pizza saiu do forno. (Preço 9,50 euros)

comer-pizza-boa-em-roma
Não é a pizza mais “bonita” que eu comi na minha vida, mas, com certeza uma das mais saborosas. Ela é tortinha porque a massa é aberta a mão, ao invés de usar um rolo de massa. Pessoal, esse molho de tomate… meu Deus! Estava divino!

Também comi algo totalmente novo no quiosque de peixe da Famiglia Galluzzi: um sanduíche de anéis de lula. Confesso que eu adoro anéis de lula e nunca pensei em comer um sanduíche com frutos do mar.

comer-bem-em-roma-5

E o que falar dos pratos de massa preparados na hora e na nossa frente?

Uma das coisas que mais gosto do Mercato Centrale é o quiosque de massas frescas. Os pratos custam de 7 a 9 euros, e são todos preparados na hora por 3 chefs.

A amatriciana estava divina!
A carbonara (prato de cima) e a cacio e pepe (prato de baixo) também estavam gostosas, mas na minha preferência em termos de gostosura: 1. amatriciana 2. carbonara 3. cacio e pepe

Também provei un arancino siciliano, no quiosque de comidinhas da Sicília, e estava gostoso. Além de ser enorme, o que faz dele um ótimo mata-fome!

comer-bem-em-roma-8

Mercato Centrale na Estação Termini

Site: http://www.mercatocentrale.it/roma/

Via Giolitti 36

Aberto todos os dias, das 7h à meia-noite.

Leia Mais:

Terrazza Termini: Praça de Alimentação com vista para o vai e vem dos trens

Na última década, Termini passou de estação xexelenta a um lugar interessante para quem vai viajar de trem.

Além do shopping center e do Mercato Centrale, Termini também conta com uma praça de alimentação com vista para as plataformas dos trens. Comer na estação Termini nunca foi tão bom.

Foto: Divulgação. Em um dia ensolarado, se você conseguir uma mesinha ali perto da vidraça… eu adoro! Na realidade há muito mais mesinhas e cadeiras do que a foto aqui para divulgação.

Costuma ficar cheio, mas não lotado. Para quem aguarda o seu embarque e quer fazer uma refeição, tomar um cafezinho vendo o vai e vem dos trens _como aqueles que vão para os aeroportos ver os aviões aterrissarem e decolarem_ hoje existe um espaço interessante: a Terraza Termini.

O terraço, que, na verdade é um gigantesco mezzanino todo branco, com uma enorme vidraça que se debruça para os trilhos dos trens, possui mais de 3.000 metros quadrados e atualmente abriga seis restaurantes/bares.

Para quem não quer comer, mas somente admirar o local

O Terraza Termini com uma maravilhosa vista para a plataforma dos trens, na verdade é uma grande praça de alimentação, onde você pode carregar o seu celular, conectar-se ao wi-fi da estação (desde que tenha um chip italiano) ou, simplesmente, ver os trens que chegam e partem de e para destinos a nós desconhecidos.

Onde fica a Terraza Termini?

No mezzanino da estação, na parte que dá para a plataforma. Há várias placas indicando o lugar.

Para chegar ao mezzanino, é só subir essas escadas rolantes que passam embaixo do letreiro dos trens, ou pegar os elevadores.

Mais dicas de Roma para a sua viagem

O que fazer perto da Estação Termini?

  1. Perto da Estação Termini há uma variedade enorme de culinárias étnicas. Em menos de 5 minutos, caminhando pelo bairro, você passa do italiano ao chinês, do chinês ao indiano, do indiano ao bengalês, do bengalês ao egípcio-siriano.
A fachada da Basílica Papal de Santa Maria Maior

2. Você vai estar coladinho em uma das quatro principais basílicas de Roma: a Basílica Papal de Santa Maria Maior. Sem falar dos mosaicos bizantinos (visita guiada a cada meia hora), que são de tirar o fôlego.

3. Estará a menos de 15 minutos de três bairros que hoje fazem parte da movida romana: Monti, San Lorenzo e Pigneto. Os dois primeiros podem ser alcançados a pé.

4. Estará cercado por alguns dos museus mais importantes de Roma: o Museu Palazzo Massimo alle Terme e o Museu das Termas de Diocleciano.

5. Grave esse nome na memória: Panella. É um dos melhores e mais famosos panifícios de Roma. Na hora do almoço fica cheio. Todos os dias a partir das 17h tem um ótimo happy hour e nos finais de semana um brunch delicioso. Tudo a ótimo preço.

6. Caso se interesse por arquitetura e requalificação, poderá ir a pé até o Campus da Universidade de Roma “La Sapienza”, para ver como um antigo quartel desativado se transformou na Faculdade de Estudos Orientais.

7. Poderá conhecer a Casa dell’Architettura. Um espaço cultural que nasceu graças a um convênio entre a Prefeitura de Roma e a Ordem dos Arquitetos de Roma.

O espaço oferece mostras, convenções, filmes, etc. tudo tendo a arquitetura como tema central. Todos os anos hospedam o Festival Internacional dos Documentários sobre Arte e Arquitetura.

Panos coloridíssimos para trajes africanos e indianos.

8. Poderá conhecer o Mercado de Piazza Vittorio com suas barracas super coloridas e onde há maravilhosos tecidos africanos e indianos.

9. Fazer compras na Via Nazionale. Essa é uma das melhores ruas de compras de Roma.

10. Assistir a um musical no vizinho Teatro Brancaccio: um dos poucos teatros de Roma especializado em musicais.

11. Se você gosta de óperas e bales, saiba que o Teatro dell’Opera está a cerca de 5 minutos a pé da Estação.

Mais dicas para a sua viagem

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

133 respostas

  1. Estive 02 vezes em Roma e nas 02 vezes fiquei hospedada próxima a estação Termini, na Massimo D’azeglio e não tivemos o menor problema. Usamos a estação todos dias e a qualquer hora do dia e no entanto fui assaltada dentro do metrô indo pro Vaticano. Em qualquer lugar que se vá, mesmo dentro do nosso bairro precisamos estar atentos a nossas bolsas e sacolas. Adoro Roma e quero voltar !!!!

    1. Oi Celia… Uma dúvida: vc foi assaltada (roubada) ou furtada?
      O termo assalto remete a abordagem com violência ou ameaça… Gostaria de saber pois irei em maio e posso precisar do metrô.

      1. Vamos esperar a Celia responder. Mas eu pego o metrô várias vezes por semana e, sim, ocorrem furtos (geralmente meninas ciganas que enfiam a mão na bolsa ou nos bolsos) e não só com turistas. Obviamente os turistas são bem mais visados e os italianos ficam todos agarrados com as suas bolsas.

      2. O risco na europa é de “furto” … deu bobeira… aqui os delinqusntes São bem rapidos.. assaltos com violência nao tem

  2. Estivemos em Roma por 30 dias, no mes de outubro,hospedados em um ap proximo a estação Termini,na rua Principe Humberto.Não tivemos nem um problema,tudo muito tranquilo com as bagagens,bolsas e compras.
    Adoramos Roma,ja estamos com saudades!!!

  3. Sempre é bom ficarmos muito atentos mesmo. Aliás como em qualquer grande metrópolis. Estive em Roma alguns anos atras e fiquei proximo a Termini (cheguei de trem) e também nao tive problemas; estou retornando agora, mas ficarei um pouco afastada mas mesmo assim fico sempre de olho.

  4. Fiquei em alerta, 4 dos 5 dias que passei em Roma, nos primeiros dias pensei q seria furtada a qq instante, estava ainda com o mesmo pensamento de sair no centro das cidades aqui no BR, mas pra minha infelicidade no meu ultimo dia, dia que relaxei a guarda, fui furtada, e deve ter sido na saída do metro, no Termine. Mas quero voltar a Roma, amei o lugar, muito fácil de andar por lá.

  5. Olá… quero fazer bate e volta para Pisa. É muito complicado comprar a passagem na hora e embarcar? Tem alguma recomendação?
    Grata pela orientação

    1. Complicado não é, mas passagens compradas na hora custam muito mais. E dependendo do dia/época do ano os trens podem estar lotados, então a escolha de horário pode ser limirada.

      Recomendação: acho muito cansativo fazer um bate-volta Roma-Pisa. São 3 horas a 3 horas e meia de viagem de ida + o mesmo de volta.

      Um abraço,

      Luciana

  6. Luciana, poderia me informar se conhece alguma empresa que possa me indicar para fazer o passeio para 4 pessoas?
    Grata,

  7. ola, saberia informar valores de um taxi da estação termini ate o vaticano ? obrigado.
    Alexandre

  8. Fiquei hospedada no Hotel Aprhodite em frente ao Termini, bem em frente, não tivemos problemas, mas o lugar realmente dá medo. A noite várias pessoas dormem na calçada, mas não vimos eles incomodarem ninguém.

    1. Ainda bem, Maria Lúcia. O lugar é feinho, mas não é perigoso!
      Obrigada por comentar,
      Luciana

    1. Não. Se trata de um bairro bem residencial, mas agora o metrô chega lá (linha C). Abs, Luciana

  9. Olá. Quando chegar em Termini do aeroporto vou pro terminal San Giovanni. Terei que comprar outro bilhete? Qual direção pegar? Obrigada.

  10. Boa Noite,Estarei indo para Itália em dezembro ,vou chegar em pescara no dia 23 e gostaria de ir para roma pois estarei hospedada la. você me recomenda ir de trem? Vou estar hospedada perto da estação termini. Vamos eu meu esposo e minha mãe .Obrigada.

    1. Tania,
      A viagem dura mais ou menos 4 horas, mas deixa você na estação tiburtina (a segunda maior de Roma). Dali mesmo você pode pegar um trem ou metrô para Termini. De trem é 1 estação e de metrô são 4 estações, mas é um trajeto de 5 minutinhos.
      Boa viagem!
      Luciana

  11. Ola, vou a Roma em novembro e tenho reserva no hotel Mirage & Halifax, proximo da estação Termini. Tem alguma referencia deste hotel? O local é perigoso?

  12. olá, vou pegar o trem em Termini as 0615 da manhã… o hotel esta mais ou menos 30 minutos andando, é perigoso fazer dessa forma ou que horas abre o metro e se for de taxi qual o valor aproximado? obrigado!

  13. Olá, seu site está ajudando muito! Eu e minha esposa chegamos em Fiumicino por volta das 18:30, Farei o trajeto até Termini no Trem Leonardo Express, Ficaremos hospedados na praça Barberini, Qual melhor opção para o trajeto Termini — Barberini? A pé, Metrô mesmo ou táxi? Tem ideia do valor do taxi? Muito Obrigado

    1. Pegar o metrô, linha A, e descer na parada Barberini. São duas paradas e leva uns 2 minutinhos.
      Um táxi deve custar no máximo 5 euros.
      A pé com malas eu acho cansativo, mas não é impossível
      Um abraço,
      Luciana

  14. Vamos 3 pessoas para Roma aterram no aeroporto fiumicino qual o transporte que nos aconselho a tomar vamos par um hotel junto do jardim vittorio Emanuele ll .

  15. Olá! Primeiro, parabéns pelo blog, tem me ajudado muito no planejamento da minha viagem! Bom, em dezembro viajarei pela Itália e meu trem de Florença chega em Roma por volta das 22h. Meu hotel está a 350m da estação Termini. Minha pergunta é: você acha muito perigoso ir à pé da estação ao hotel nesse horário? Estaremos eu e meu marido, cada um puxando uma mala grande mais uma mala de mão. Obrigada pela ajuda!

    1. Não acho que seja perigoso, não. Passo por ali tarde da noite e nunca tive problemas.
      Boa viagem,
      Luciana

      1. Olá.
        Obrigada pelas dicas.
        Vou sozinha a Roma e fico perto do Termini, tenho algum receio de sair para jantar e voltar perto das 21h/22h. Acha que posso faze-lo? Obrigada

        1. Pode e deve! O lugar às vezes é meio feinho, mas não é perigoso. E como tem muito hotel por perto, tem sempre gente na rua.
          Um abraço,
          Luciana

  16. Lu, gostaria de te parabenizar pelo blog, estou pegando muitas dicas de roteiros. Li que a região do Vaticano é um pouco perigosa, estamos pensando em visitar os museus do Vaticano a noite, vc acha perigoso voltarmos de trem/metro visto que estaremos perto do Termini ou é melhor táxi?

    Abs.

    1. A região do vaticano não é perigosa, mesmo! Muito pelo contrário! Peguem o metrô sem problemas e sem medo de circular por lá (de dia ou de noite). Só tomem normais precauções com seus pertences.
      Um abraço,
      Luciana

  17. Oi Luciana, vou à Roma em março e gostaria de saber se vc conhece o Hotel Augustea. Caso sim, a localização é boa não é? Obrigada pela ajuda através do seu blog.

    1. Conhecer, não conheço. Mas justamente hoje passei pela porta e o achei meio “caidinho”.
      Mas a localização é muito boa.
      Abraços,
      Luciana

  18. Boa tarde,
    Preciso se informação relativamente a estação de termini. O meu hostal não guarda malas mas informou-me que na estação guardam. Preciso de guardar malas no último dia pq o voo é só à noite. Sabe me dizer onde é é quais os custos? Obrigado.

  19. Boa Noite
    A região do hotel Verona, próximo a Santa Maria Maggiori a noite é perigosa e de dia? pessoas dormem ali na rua? Vou em janeiro a Roma.

  20. Boa tarde,
    Penso ir a Roma em janeiro para ficar 3 dias, qual o melhor bairro para se hospedar? Que seja possível visitar a maior parte dos pontos turísticos a pé.

    Obrigada,
    Gisele

  21. Olá,

    Vou para Roma dia 14/12, vou ficar hospedado no Best Holidays In Rome, Via Principe Amedeo, 148, bem perto da estação de Termini, consigo ir do aeroporto até a estação de metrô e a pé para o hotel? A região é perigosa? Ou como vou estar com malas, é melhor pegar um táxi, aeroporto – hotel. Obrigada

    1. Yara,
      A distância a pé é muito pequena. O lugar não é perigoso, mas tem umas lojinhas meio feinhas e tals (comércio de chineses e bengaleses). Não é a parte mais glamour de Roma, mas
      é super prática, não precisa ter medo, só tenha a normal atenção com seus pertences.
      Ah! Como essa região tem muito hotel, albergue, etc… o vai e vem de turistas é enorme. Também tem um campus da universidade La Sapienza, museus, etc.
      Qualquer dúvida, é só perguntar!
      Luciana

  22. Olá! Parabéns pelo blog!
    Planejo descer na estação San Giovanni para conhecer a Basilica San Giovanni in Laterano, depois seguir caminhando pela Via Merulana até a Basilica Santa Maria Maggiori e ainda à pé seguir pela Via Torino até a Piazza della Republica.
    Você considera perigoso caminhar por essa região? Vi que fica próximo do bairro (ou no próprio) Esquilino.

    1. Absolutamente não! Vai tranquila! Essa semana fiz o mesmo caminho, mas ao contrário (De Termini até San Giovanni) e ainda tirando fotos com a minha máquina fotográfica.
      Um abraço e curta a viagem,
      Luciana

  23. Blog bem objetivo e pratico. Parabéns. Em MAIO, estarei indo a Roma. Pretendo ficar no Hotel Villa Rosa.A duvida e se vale a distancia pra pegar o taxi ate Estacao Termini ou outro ponto turístico.Voce poderia me ajudar

    1. Se for o Villa Rosa que fica na Via Giovanni Prati, você estará pertinho da Estação Trastevere. Pode ir de trem: http://www.romapravoce.com/como-chegar-em-trastevere/
      E o bairro tem meios de transporte e um bondinho que circula a noite toda.
      Esse tipo de bairro não justifica pegar taxi. Você está no início de Monteverde (que faz “fronteira” com o Trastevere).
      Boa viagem 🙂

  24. Olá, boa tarde! Estou com uma dúvida,quando descer do Leonardo Express na estaçao termini, como faço para chegar na Praça São Pedro? Ouvi dizer que tenho que pegar a linha A e descer na estação Ottaviano.O ponto de descida do Leonardo é distante do trem da linha A ? Desde já, obrigada!

  25. Olá! Viajarei para roma em setembro, estou vendo de ficar hospedada no hotel regio, via voltuno, próximo a termini, a região é muito perigosa e feia? Daria para fazer a pe com malas? Obrigada!

    1. Oi, Michelle,
      A Via Volturno fica do lado “mais arrumadinho” de Termini.
      Pode ir sem medo! Não é feia e nem perigosa.
      Boa viagem!
      Luciana

  26. Olá, viajarei à Roma em maio deste ano e sairei de lá para Florença. Estou olhando um trem que sai de Tiburtina às 05am há perigo? O metrô já está funcionando?

    1. Oi, Camila,
      O metrô só começa a funcionar às 5:30. Não acredito em perigo, mas a verdade é que a essa hora da manhã a rua vai estar bem vazia. Exceto linhas que possuem ônibus noturnos (passam a cada hora da meia-noite às 6h), os onibus só começam a circular às 5h. Então, você teria que pegar um táxi.
      Boa viagem,
      Luciana

  27. Boa-noite,
    Viajo para Roma com o meu filho de 7 anos no próximo mês, juntamente com 2 amigas. Ficaremos no ap Art and Relax Suites, na Via Giolitti, bem perto do Termini. É a zona pior ou mais “arrumadinha”? É perigoso ir com uma criança? Sair para jantar? Com tudo o que já li estou com receio desta zona… Obrigada!

    1. Oi, Gina,
      A Via Giolitti é realmente a mais bagunçada das ruas, porque fica ao lado mesmo da Estação. Não é perigosa, mas não é um lugar bonito, principalmente à noite.
      Repito, não é perigosa.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  28. Olá, muito legal seu site e ajuda bastante! Estarei chegando em Fiumicino por volta das 12:30, Farei o trajeto até Termini no Trem Leonardo Express, Ficari hospedada no residenza francesco colosseo, Qual melhor opção para o trajeto Termini — corso d` itália? Metrô mesmo ou táxi? Tem ideia do valor do taxi? Muito Obrigada

  29. Olá, muito legal seu site e ajuda bastante! Estarei chegando em Fiumicino por volta das 12:30, Farei o trajeto até Termini no Trem Leonardo Express, Ficari hospedada no residenza francesco colosseo, Qual melhor opção para o trajeto Termini — corso d` itália? Metrô ou táxi? Tem ideia do valor do taxi? Muito Obrigada

    1. Jeovania,
      Metrô você vai ter que arrastar um pouco a mala. A distância não é enorme (10 min da estação Colosseo) a pé, mas… com mala pesada, sabe como é, né?
      De táxi, saindo de Termini, daria no máximo 12 euros.
      Abs e boa viagem,
      Luciana

  30. Olá, seu blog é maravilhoso!!!
    Chegamos em Roma/Termini em novembro por volta das 21 horas, depois de uma longa jornada(S.Paulo/Milão/Roma). Ficaremos hospedadas no Hotel Barberini. Como estaremos em 06 jovens senhoras, seria arriscado irmos de metrô? Grata

    1. Boa noite, Silvia,
      Não é arriscado, mas sempre importante estar atentas às bolsas e malas.
      Como vocês são seis, considerem também a possibilidade de fazer um transfer com motorista em uma van. No final o preço sai quase o mesmo de ir de trem até Termini (o trem expresso custa 14 euros por pessoa) e acredito que a van deve custar 80 euros. Contate essa empresa aqui: http://www.elmocar.com
      Façam uma ótima viagem,
      Luciana

  31. Boa tarde, adorei as dicas, mas fiquei preocupada. Estou com duas reservas de hotel, gostaria de saber o melhor e qual a melhor região. O Luce del Colosseo e o Casa per ferie Domus Helena, o segundo é mais barato, mas fica próximo a estação termini, como sou mulher e vou sozinha estou com medo, principalmente de assédio, estupro… Pode me ajudar?

    1. Wylnara,
      Roma não é um paraíso, mas não há razão para medo de estupro. Não precisa ter medo!
      Por favor, cole aqui os links dos hotéis, porque de nome não sei onde são.
      Boa viagem,
      Luciana

  32. Parabéns pelo site!!!!! Está me ajudando muito no planejamento de minha viagem!!!! Como vou sozinha estou preocupada em sair a noite! Ficarei hospedada prox. termini!!! Qto custa um táxi do centro histórico pra termini? Com essa informação vou me organizar no transporte!!!! Obgda

    1. Oi, Carmem,
      O centro histórico dista 2-3 km de Termini, então com uns 10 euros você se desloca de táxi à noite.
      De antemão digo que Termini é feinho, mas não é perigoso.
      Abs,
      Luciana

  33. Olá pretendo ir a Roma saindo de Lisboa, chegarei no último vôo 23h35, ao chegar na estação termini encontro taxi na madrugada? meu hotel fica próximo, mas a pé não me arrisco sozinha.

    1. Oi, Adriana,
      Encontra, sim. O único problema é que o trem do aeroporto até Termini encerra os serviços às 23:20h.
      Portanto, você já teria que se servir de um táxi em Fiumicino, ou contar com um trasfer privativo.
      Boa viagem.
      Luciana

  34. O Termini é um “Brás” melhorado, ficamos hospedados ali perto na semana passada, circulamos ao redor, dentro da estação, no shopping, sem nenhum problema. Tem que andar por ali (e em todo lugar) sempre se precavendo, tomando os cuidados, por isso seu post é muito bom, parabéns pela iniciativa. Estar hospedado perto do Termini quebra um galhão pela facilidade de pegar metrô, ônibus e trem. A prevenção e cuidados são os mesmos de qualquer cidade grande.

  35. Olá,
    Como faço para ir de Roma fiumicino até a cidade de Cosenza ou belvedere marítimo de trem?
    Qual a estação, como chegar e qual o nome do trem e media de valor ?
    Muuuuuito obg,

  36. Oi, Lu! Como identificar um transfer individual autoridade a ir ate o pier do meu navio? Estarei com mala grande pois vou para Londres e Paris, Ou seja, guarda roupas para o frio tambem. Grata

  37. Boa tarde, tudo bem?

    Li todos os comentários daqui que envolvessem a palavra “Termini” hehe. Eu e minha namorada vamos ficar hospedados no bairro em novembro, pois o nosso voo para o Brasil sai as 6:00 da manhã. Logo vi que próximo ao Termini tem uns 2 ou 3 horários (madrugada) de ônibus da empresa Cotral. Gostaria de saber se é perigoso para nós caminhar do hostel, que fica próximo à estação, até o ponto de ônibus da Cotral. Pretendemos chegar com minutos de antecedência, seria perigoso ficarmos ali no ponto de partida perto de 1 hora da madrugada?

    Obrigado.

    1. Marcos,
      Perigoso não é, mas também não é muito ameno. Ficam alguns moradores de rua nas calçadas.
      O Mercato Centrale fecha à meia-noite e a estação fica aberta a noite toda (somente as portas laterais).
      Abs,
      Luciana

  38. Boa Tarde, gostaria de saber qual é a melhor opção para ir da estação termine para o hotel pallazzo Nova-Roma?
    Estarei chegando de Florença, e estarei com malas.
    Agradeço desde já!

  39. Bom dia. Estou indo a Roma em novembro. Dormirei uma noite e depois vou a Monte Sant’Angelo. Preciso de orientação para pegar ônibus Roma-Monte Sant’angelo ou trem. Pode me ajudar? Horários, terminais, datas? Obrigado.

  40. Olá. Estou indo a Roma. Está tudo organizado. Só uma dúvida. Meu vôo de volta será às 6 horas. Qual o melhor meio de chegar até o aeroporto FCO na madrugada? Estarei em um hotel perto da Termini. Aguardo. Obrigado.

  41. Boa noite Luciana, estou pretendendo levar o meu neto de 6 anos para passar 3 semanas em Roma, em julho. Tem alguma dica sobre curso de italiano para crianças estrangeiras? Vi na internet o koiné na Praça da Basilica de San Giovani in Laterano. Mas o local é dificil de hospedagens.conhece outros cursos?
    Grato
    Sergio Oliveira

  42. Quanto me sai um taxi do aerporto ao centro historico? se pego uma van,ela me deixa na porta do hotel?

  43. Olá chegarei no aeroporto FIumicino em Roma as 21h30
    E seguro ir de metro para região da estação termini?
    Achei o táxi mto caro 55 euros .

    Alguma dica ou sugestão?
    Obrigado

  44. Olá! Parabéns pelo site!! Vou daqui a menos de um mês para Roma e tenho uma dúvida em relação aos hotéis: Scott House perto do Termini ou Tolentino perto de Barberini. Qual a melhor zona para ficar? Obrigada!

  45. Oi, vou ficar hospedada com o meu namorado perto de porta maggiore, logo no começo da via prenestina, é um local perigoso?

    1. Não é perigoso, mas é meio contra-mão para chegar às atrações turísticas e à noite é meio escuro. Não é um bairro super iluminado. Mas, definitivamente não é perigoso.
      Abs,
      Luciana

  46. Luciana, eu e minha namorada vamos nos hospedar no bairro chamado San Lorenzo, especificamente na Via dei Reti.

    Como vamos nas férias, em julho! Provavelmente as ruas e os bares estarão mas vazios. Você diria que é um bairro seguro, tranquilo para se andar a noite, o que poderia nos dar de conselho?

    1. Tranquilo e seguro é, com certeza. Só é meio isoladinho para passeios, então dá um certo trabalho ir e vir para os pontos turísticos.
      Abvs,
      Luciana

  47. Olá Luciana! Vou me hospedar no bairro San Lorenzo, especificamente na Via deu Reti! Trata-se de um bairro seguro? Vamos nas férias, em julho, portanto, provavelmente as ruas e bares estarão mais tranquilos por lá. O que poderia nos dizer sobre esse bairro? Seguro andar a noite?

  48. Olá, vou a Roma, mais minha mulher em Agosto, de comboio a partir de Nápoles, para uma estadia de dois dias e 1 noite. Em que zona me aconselha a ficar hospedado? perto da estação Termini ou melhor noutro lugar? A ideia é só usar o hotel para dormir, o que queremos é conhecer o mais possível a zona histórica. Obrigado.

  49. Olá Luciana.
    Seu site é show de bola! Aproveitando a ocasIão…
    No começo deste agosto, pretendemos ir de Roma à Assis (pernoite) passando por Civita di Bagnoregio e Perugia. Considerando que vamos de carro, saindo de Roma +/- 10h de uma quinta-feira, teríamos tempo suficiente para visitar Civita di Bagnoregio e Perugia?

  50. Boa tarde! Ficaremos hospedados no Hotel IQ próximo a Termini. Os motoristas de táxis fazem pequenas distâncias tranquilamente ? Obrigado desde já .

  51. Boa noite!
    O hotel que vamos ficar é o IQ bem próximo da estação termini. Os taxistas fazem corridas de curta distância? Desde já agradeço.

  52. Olá bom dia estarei viajando com minha esposa no final de fevereiro para Roma e vou a Napoles e Costa Amalfitania. Gostaria de ir de trem para Napoles e depois continuar viajando de trem pela costa e retornar a Roma onde fico 8 dias. Voce acha melhor fazer este roteiro de trem ou de Automovel, obrigado

    1. Para a Costa Amalfitana um carro ajuda/facilita enormemente o deslocamento, mas os estacionamentos são poucos e caros.
      Para Roma e a Nápoles será menos dor de cabeça viajar de trem.
      Abs,
      Luciana

  53. Olá vamos nos hospedar pelo airbnb no bairro Pigneto, ele parece ser a Lapa do rio de janeiro ! Alguém sabe alguma informação?

    1. Bairro bem badalado, com bastante bares e botecos e alguns traficantes de drogas nas esquinas.
      Ou seja: nada mais nada menos e nem melhor do que pior do que a Lapa. E olha que eu conheço bem a Lapa!
      Beijos,
      Luciana

  54. Olá, gostaria de uma ajuda. Estou em duvida em qual Hotel ficar (Augusta Lucilla Palace- Via Massimo D´ Azeglio 24 ou Eurostars Saint John – Via Mattel Boiardo 30) ambos parecem ser perto dos pontos turisticos. Como posso chegar até ao hotel depois das 23:55 meu voo é de Lisboa(tem opção de ônibus noturno que liga o aeroporto ao centro?) Gostaria de fazer a maior parte das visitas á pé com meu marido por este motivo gostaria de um hotel próximo aos pontos turisticos. Se tiver alguma sugestão de Hotel não muito caro chegamos no dia 25 dezembro e partimos no dia 1º . Desde já obrigado!

    1. Bom dia, Cleide

      Nenhum dos dois hotéis é super perto das atrações turísticas. Sobretudo, o Eurostars é mais longe ainda. Porém, ali tem bastante linhas de ônibus que em 10 minutos os deixam
      no centro histórico (onde estao os monumentos) e tb tem metrô.

      Aqui estão algumas boas sugestões de hotel bem centrais, onde dá para fazer tudo a pé.

      https://www.booking.com/hotel/it/madrid.pt-br.html?aid=368940
      https://www.booking.com/hotel/it/delle-nazioni.pt-br.html?aid=368940
      https://www.booking.com/hotel/it/adriano-roma.pt-br.html?aid=368940

      Abs,

      Luciana

  55. BOA NOITE
    ESTAREI INDO PRA ROMA DIA 04/12 E IRIA ME HOSPEDAR THE HIVE HOTEL FICA NA Via Torino 6, Estação Termini, É UM LUGAR BOM PRA SE HOSPEDAR FICA PROXIMO ATRAÇÕES TURISTICAS, POIS PREÇO DELE É BOM E HOTEL PARECE SER NOVA, QUEM TIVER ALGUMA INFORMAÇÕA OU SUGESTÃO.
    ATT.
    FERNANDO

  56. Bom Dia, gostaria de algumas dicas.
    1 – Aluguei um apartamento no bairro Aventino, proximo ao Eataly e a estação Piramide de metro, gostaria de saber se o bairro é tranquilo, se consigo me deslocar facilmente caminhando até o Coliseu ou seria melhor me deslocar de onibus ou metro?
    2 – É interessante realizar Hop on Hop off para conhecer os pontos turisticos de Roma ou o melhor seria ir caminhando??
    3 – É tranquilo me deslocar do Aeroporto Fiumicino até Roma Ostiense de trem?
    Obrigado

    1. 1) Não é super perto do Coliseu. E se estiver muito perto do Eataly e da estação Piramide, o bairro não é mais Aventino (bairro bem chique, mas completamente deserto à noite), mas Piramide (bairro popular e bem animado, com atividades comerciais).
      2) Pessoalmente acho melhor a pé
      3) Sim, é só pegar o trem.
      Boa viagem,
      Luciana

  57. Bom dia Luciana
    Vamos a Roma em setembro, por favor gostaria de saber região aonde ficar que é mais fácil para deslocar e conhecer os principais ponto turísticos, com deslocamentos a pé ou de metrô, não perigosas e mais econômica. Obrigada.

  58. Olá Luciana,
    Irei em julho para Milão e início de agosto para Roma. Ficarei em Roma 8 dias na Villa Letizia -Aurelio. Como faço? Para pegar um trem de Milão para Roma? Irei sozinha.
    Abraços

    1. Oi, Simone
      Esse lugar é um tanto afastado.
      Chegando em Roma Termini você deve pegar o metrô até a estação Cornelia e de lá ainda pegar um ônibus.
      Se você der uma olhadinha no Google Maps, ele sinaliza todas as paradas e linhas de ônibus perto do seu hotel.
      Abs,
      Luciana

  59. Olá Luciana.
    Tenho uma duvida e gostaria de saber se pode me auxiliar.
    Estaremos, minha esposa e eu, em Roma ainda este mês. Certo dia vamos até Florença de trem. No retorno de Florença, nosso trem chega à estação Termini às 23:50. Nosso hotel é próximo da estação.
    Minha dúvida é se há risco em ir a pé este horário para o hotel?
    Desde já agradeço sua atenção.

    1. Risco não há, porém, o entorno da estação é meio feinho.
      De qualquer forma tem sempre muita gente circulando por ali a qualquer hora do dia e da noite.
      Abs,
      Luciana

  60. oi luciana, irei a Roma em julho, e ficarei no hotel center 1-2, sairei no flumicino, qual é a melhor transporte tendo em consideração que deverei chegar ao aeroporto às 23h, do dia 02/07/2019, e no dia 04/07, gostaria de ir ao vaticano, qual é o melhor trajecto,
    cordiais saudações!

  61. Olá Luciana, adoro as tuas dicas! Tu sabes quando a Barberini vai abrir novamente? A Spagna também está fechada? Obrigada!

  62. Oi Luciana, tudo bem?
    Estou indo pra Roma e estou com uma dúvida, consegue me ajudar

    Chego 23h no aeroporto de Ciampino, e estou hospedada perto da Termini, mas vi que o Shuttle é só até 23h tem outras formas de ir, barata e seguro hehe

    Desde já obrigada!

  63. Olá Luciana, muito interessante suas informações no site! Estou na dúvida quanto a possibilidade de tomar banho na estação Termini, vi em alguns lugares que não tem…não sei se a informação está desatualizada. Desde já, obrigada! =)

    1. Passei pela Estação essa semana. O banheiro foi restaurado e tinha escrito que tinha lugar para banho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!